221 bolsistas iniciaram as aulas na Unicastelo
Quatro novas turmas iniciaram suas aulas com os primeiros alunos beneficiados pelo Programa Futuro Legal
O primeiro semestre letivo teve início nesta quinta-feira, 28, para quatro novas turmas na Unicastelo Campus Fernandópolis. Entre os novos alunos, estão 221 bolsistas do Futuro Legal, programa de bolsas de estudo implantado pela universidade.
Dos 221 alunos com bolsa, 139 foram beneficiados com isenção de 100% do valor da mensalidade por todo o período do curso. Os outros 82 ganharam desconto de 50% no valor das mensalidades.
“Atingimos nossa meta que era abrir novas turmas e atender a comunidade, fazendo nosso papel social, que é possibilitar a oportunidade do estudo superior a pessoas que não dispõem de condições financeiras para isto”, avaliou o reitor da Unicastelo, Gilberto Selber.
Entre os cursos que iniciaram suas aulas, destaque para Administração de Empresas, que teve 57 bolsistas inscritos, sendo 34 com 100% e 23 com 50%. Agronomia noturno também teve boa procura, com 55 bolsistas, 32 com 100% e 23 com 50%. Engenharia Civil absorveu 48 bolsistas, com 25 de 100% e 23 de 50%. Odontologia noturno conta com 46 bolsista, 36 com 100% e 10 com 50%. Além destes cursos, que iniciaram novas turmas, Medicina Veterinária teve 15 bolsistas inscritos, 12 com 100% de desconto e três com 50%. Eles entraram no Programa Sem Barreiras e farão o curso junto à turma em andamento.
Ficou clara a satisfação dos novos alunos de poder realizar o sonho de cursas uma universidade, principalmente os mais velhos que, pela idade e pela falta de oportunidade, já haviam perdido a esperança de se formarem em um curso superior.
Aos 40 anos, Mara Lúcia Pissolato Perez, da cidade de Macedônia, próxima a Fernandópolis, finalmente vai realizar o seu sonho. “Já passei em vários vestibular na minha vida, mas nunca consegui iniciar um curso, devido à dificuldade financeira de manter as mensalidades”, conta. Para ela, além da realização pessoal, está a chance de um futuro melhor: “Quero me forma e trabalhar em uma empresa que permita que eu melhora a vida da minha família”.
Para a jovem Daniela Oliveira, de 24 anos, moradora de Jales, também próxima a Fernandópolis, o Futuro Legal é uma ótima iniciativa da Unicastelo: “É uma grande chance para quem nunca teve a chance de cursas uma faculdade. Este é um ótimo projeto de inclusão social”.
Com mais de 9 mil inscritos para o Programa Futuro Legal nos três campi (Fernandópolis, Descalvado e São Paulo) e a inserção de 221 novos alunos bolsistas só no campus Fernandópolis, a Unicastelo cumpre seu papel de instituição filantrópica e abre as portas da universidade a pessoas que tinha a vontade de estudar, mas não tinha condições financeiras para isto.