Três pavilhões do Centro de Detenção Provisória de Rio Preto tiveram que ser isolados após 22 detentos apresentarem sintomas de covid-19, causada pelo novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), os reeducandos apresentaram os sintomas entre os dias 28 e 29 deste mês. Por isso, foram afastados dos demais presos. Em casos assim, a SAP informou que os detentos ficam isolados por 14 dias no Pavilhão Habitacional 8 e são monitorados pela equipe de saúde da unidade. Só depois desse período de quarentena eles voltam para o convívio com os demais.
A pasta disse, ainda, que desde o início da pandemia, 28 presos do CDP testaram positivo para covid-19 e já estão recuperados.
Em nota, o órgão informou também que tem adotado diversas medidas de combate ao novo coronavírus. Houve ampliação na distribuições de produtos de higiene e equipamentos de proteção individual.
O sbtinterior.com também questionou o governo paulista sobre a situação no Centro de Progressão Penitenciária e no Centro de Ressocialização Feminino de Rio Preto. Porém, até o momento, eles não informaram se existem casos suspeitos sendo investigados nessas unidades.
No Estado de São Paulo, 11.434 presos se infectaram pela covid-19 desde o começo da pandemia, sendo que 35 detentos não resistiram e morreram após complicações causadas pela doença.