Neste domingo, dia 24, a partir das 15h, a Praça São Bento será o ponto de encontro para os participantes da 1ª edição da “Parada do Orgulho Gay de Votuporanga”. O evento está sendo realizado pelo movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) com as parcerias da Prefeitura de Votuporanga por meio das Secretarias de Saúde;
de Trânsito, Transporte e Segurança; e de Finanças, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O evento, que reunirá aproximadamente 5 mil pessoas, entre militantes do movimento LGBT, simpatizantes e público em geral, terá início na praça São Bento e em seguida o grupo, juntamente com o trio elétrico, irá percorrer a rua Itacolomi até a concentração no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”, onde haverá um palco fixo para as apresentações.
Trânsito
As ruas que dão acesso ao trajeto (Rua Itacolomi e Avenida João Gonçalves Leite) serão fechadas pela Secretaria Municipal de Trânsito para garantir a segurança do público presente, porém, assim que a passeata for descendo os agentes de trânsito liberarão as vias aos poucos. “Na Avenida João Gonçalves Leite, ambas as vias serão interditadas para que não ocorra qualquer tipo de incidente”, conta Antonio Alberto Casali, secretário de Trânsito.
Segurança
De acordo com o tenente Osório da Polícia Militar, a Rocam acompanhará o trajeto; “duas unidades farão a segurança dos participantes e dos populares até a concentração. Na parte externa da concentração a PM também dará todo o apoio, bem como o patrulhamento no entorno”. Dentro da estrutura, onde serão realizadas as apresentações, a segurança será particular.
Saúde
A coordenadora do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) – Léa Bagnola, afirma que uma ambulância permanecerá no local para o atendimento de urgência à população e aos participantes da Parada. A Saúde fará orientações, distribuição de panfletos, distribuição de preservativos e géis lubrificantes na tenda da Saúde em uma tenda nas proximidades do local. “Profissionais da saúde ainda estarão no local para alertar a população-chave sobre a importância da realização do teste diagnóstico para as DST/ Aids” haverá a distribuição de preservativos e orientações de prevenção as DST ao público-chave”, conta Léa.
Fiscalização
O responsável pelo setor de fiscalização da Prefeitura, Ricardo Gaijutis destaca que as bebidas alcoólicas não poderão ser comercializadas por vendedores ambulantes no local e que somente os recipientes plásticos estarão liberados. “O consumo e a venda de produtos em garrafas e copos de vidro estarão expressamente proibidos. Nossos fiscais estarão durante todo o evento para coibir qualquer tipo de irregularidade”, explica Gaijutis.
Segundo a comissão organizadora 40 caravanas de diversas cidades do Estado são aguardadas para o evento.