A Netflix anunciou, nesta quarta-feira (6), que obteve os direitos de “100 Anos de Solidão”, clássico de Gabriel García Marquez, que morreu em 2014. A série será a primeira adaptação da trama, que foi publicada há mais de 50 anos, em 1967.
Rodrigo García, filho do autor, será produtor executivo do projeto, ao lado de seu irmão Gonzalo. Ele afirmou, ao The New York Times, que o pai recebeu diversas propostas ao longo dos anos, mas que ele não sentiu que elas fariam justiça à obra, que ele sempre quis que fosse contada em espanhol.
“Nos últimos três ou quatro anos, o nível de prestígio e sucesso de séries e miniséries cresceu muito. Netflix estava entre os primeiros a provar que muitas pessoas estão dispostas a ver séries produzidas em línguas estrangeiras com legendas. Isso não é mais um problema”, explicou Rodrigo.
“100 Anos de Solidão” acompanha, como o título já diz, um século de vida da família Buendía, cujo patriarca, José Arcadio Buendía, fundou a cidade colombiana fictícia de Macondo. O livro é considerado uma obra-prima da literatura latino-americana. Ele vendeu um número estimado de 50 milhões de cópias e foi traduzido para 46 línguas.