Uma alimentação saudável de verão é mais da metade da batalha quando se trata de ficar em boa forma nesta temporada mais quente do ano. O que você come determina se você vai perder peso, ter mais disposição, enquanto aumenta sua imunidade e saúde geral.
Mas a boa nutrição também ajuda a melhorar seus níveis de estresse, hormônios, qualidade do sono e rendimento de treino. Todos esses fatores desempenham um papel na sua aparência e bem-estar, o que significa que você precisa caprichar na dieta.
Alimentos integrais, vegetais e frutas, além de serem mais baixos em calorias e gorduras, também contêm vitaminas e minerais naturais que podem dar uma vantagem ao seu corpo. Incluir suplementos vitamínicos também pode dar um “up” na sua dieta – e o que não faltam são excelentes opções veganas, como os compostos à base de microalgas, a exemplo da Chlorella.
Com uma composição incrível, repleta de diversas vitaminas, minerais e compostos bioativos, a Chlorella é um dos superalimentos da natureza que mais contém clorofila. Diversos estudos científicos já mostraram os benefícios desta alga verde para o auxílio no detox corporal – e no verão é particularmente essencial aproveitar essas propriedades valiosas das algas, com inúmeras vantagens para a saúde.
Embora não exista um grupo oficial de “superalimentos”, os alimentos que contêm altas concentrações de vitaminas e minerais são considerados superiores. Ao comprar esses alimentos, no entanto, certifique-se de obter a variedade mais fresca disponível. Caso contrário, você corre o risco de comprar uma versão excessivamente processada que é despojada de suas propriedades positivas ou não possui nenhum sabor satisfatório que aplaque seu apetite.
Estes superalimentos de verão vão iluminar seu prato e dar um toque de nutrição – retardando a fadiga muscular, queimando gordura e ajudando a chegar muito mais perto de atingir suas metas de condicionamento físico.
Veja então, uma lista (em ordem aleatória) com 10 superalimentos e seus benefícios, apoiada pela ciência, para que você possa começar a escolher de maneira mais inteligente quando se trata da sua nutrição.
1. Melancia
Além de hidratar e refrescar, a melancia mantém sua memória afiada e seu humor estável. Composta por 92% de água, a fruta é rica em licopeno que protege a pele. Curiosamente, a melancia também pode aliviar a dor muscular. Um estudo espanhol, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, descobriu que o suco de melancia pode aliviar os músculos doloridos após o treino. O motivo: contém o aminoácido l-citrulina. A citrulina também tem sido associada a atuar como vasodilatador, o que significa melhor transporte de oxigênio para os músculos.
2. Mirtilo
Os mirtilos são uma potência antioxidante – diminuindo a fadiga muscular, eliminando os radicais livres adicionais que os músculos produzem durante o exercício, de acordo com pesquisas recentes.
3. Pêssego
Esta fruta que tem seu auge no início do verão é rica em vitamina B6, niacina, folato e vitamina C. A vitamina B ajuda a quebrar proteínas e carboidratos, enquanto a vitamina C funciona para bloquear os níveis de cortisol.
4. Abacate
O abacate é um superalimento delicioso e versátil, rico em ácido oleico monoinsaturado – um ácido graxo saudável para o coração – que tem sido associado à melhoria da saúde cardiovascular , níveis regulados de açúcar no sangue e inflamação reduzida. Além disso, as gorduras saudáveis do abacate podem ajudá-lo a absorver nutrientes lipossolúveis, incluindo vitaminas A, D, E e K.
5. Abacaxi
A fruta tropical doce e ácida contém bromelina, uma enzima que melhora a digestão e ajuda a combater a formação de coágulos sanguíneos. O abacaxi também pode ajudar a prevenir o inchaço, um desconforto comum durante os meses de verão.
6. Abóbora
Seja abobrinha ou abóbora amarela, ambas se enquadram na família das abóboras e são ricas em vitaminas e minerais – especificamente em magnésio. O magnésio desempenha um papel vital na contração muscular, apoiando a função da actina e da miosina. Quando seus músculos se contraem, a actina e a miosina encurtam – diminuindo o comprimento de suas fibras musculares, eventualmente voltando ao normal. Ter uma abundância de magnésio em seu organismo pode evitar essas cãibras musculares indesejadas. A abóbora também é rica em vitamina B9 (folato), que ajuda na quebra de macronutrientes.
7. Berinjela
A berinjela é um alimento rico em triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a regular o apetite, melhora a qualidade do sono e eleva o humor. As berinjelas também são boas para a saúde cardiovascular, pois ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo nos vasos. Até mesmo a casca da berinjela tem suas propriedades nutricionais – é carregada com nasunina, um potente antioxidante que demonstrou proteger as membranas celulares de danos, além de inibir a propagação do câncer.
8. Pimentão vermelho
Os pimentões são excelentes superalimentos de verão porque contêm fitoquímicos, vitaminas, capsaicina e enzimas – todos trabalhando sinergicamente para trazer benefícios à saúde. Essas potências nutricionais contêm apenas 31 calorias e 170% do valor diário recomendado de vitamina C . Além de fortalecer seu sistema imunológico contra resfriados de verão, a vitamina C também apoia a saúde da pele, ajudando a construir colágeno.
9. Milho
Você sabia que dois antioxidantes – luteína e zeaxantina – presentes no milho podem agir como óculos de sol naturais, ajudando a formar o pigmento macular que filtra alguns dos raios nocivos do sol? É verdade. Os mesmos antioxidantes também podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.
10. Chá gelado
Claro, um copo alto de chá gelado em um dia quente é refrescante, mas você sabia que também pode fazer bem ao seu corpo? Estudos mostram que se você beber chá regularmente, pode diminuir o risco de Alzheimer e diabetes, além de ter dentes e gengivas mais saudáveis e ossos mais fortes. Como? O chá é rico em uma classe de antioxidantes chamados flavonoides.
Independentemente da variedade – preto, verde ou de ervas – maximize o poder dos flavonoides do chá bebendo-o fresco. Se você quiser manter um lote de chá frio na geladeira, adicione um pouco de suco de limão ou laranja. O ácido cítrico e a vitamina C ajudam a preservar os flavonoides.