Quinta, 25 de Abril de 2024

Veja como foi o dia 7, minuto a minuto até o fim da apuração

08/10/2012 as 11:30 | Região | Da Redaçao
00:30:00 - Logo nas primeiras horas em que antecedem a abertura da votação, as ruas de Fernandópolis já se encontram totalmente tomadas por propagandas eleitorais. Carros de cabos eleitorais de vereadores das três coligações atiram clandestinamente os "santinhos" nas ruas próximas aos locais de votação.

23:38:00 - Pesquisa eleitoral aponta vitória de Tião Geraldo em Ouroeste com 56,92%, contra 36,53% obtido pelo candidato Dr. Alex Sakata. Indecisos somaram 6,14%, Brancos 0,19% e Nulos 0,19%

23:43:00 - O candidato pelo DEM em Estrela d´Oeste, Pedro Itiro deve faturar as eleições com 64,90% das intenções de voto contra 20,52% do candidato Evandro Mioto. A pesquisa foi realizada pelo Instituo Pobrus e publicada no jornal Semanário
23:47:00 - O atual prefeito e candidato a reeleição em Indiaporă, Fernando Boi deve faturar as eleições com 52,78%. Já a candidata Elaine Rocha tem apenas 39,03%, segundo pesquisa publicada no jornal Semanário

23:48:00 - Pesquisas eleitorais confirmam a vitória do candidato a prefeito de Fernandópolis, Luiz Vilar de Siqueira. Em dados levantados pelo Instituo Pobrus, Vilar tem 33,87%. Ana Bim ficou na pesquisa com 29,27% e Carlos Lima com apenas, 14,22%. O número de indecisos ultrapassa a casa dos 19% e pode até ameaçar a vitória de Luiz Vilar

00:28:00 - No início da noite de ontem, sábado, uma denúncia relacionada à possível distribuição de cesta básica teria sido impedida com a chegada da polícia militar. Segundo informações colhidas no local, um homem teria encomendado via telefone e por volta das 18h apareceu em um supermercado no centro da cidade para retirá-las. Com a chegada da PM ele acabou desistindo e evadindo-se do local.

00:50:00 - O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sorteou as urnas eletrônicas que serão auditadas em uma votação paralela, que simulara o pleito com os equipamentos oficiais. Uma das urnas é da região, mais precisamente da cidade de Palestina que corresponde a 231 Zona Eleitoral. A ideia é testar equipamentos aleatoriamente, para constatar que a lista de candidatos e a de eleitores foram devidamente registrada. A votação paralela ocorrerá da seguinte maneira: Na presença de auditores e fiscais, um grupo de cédulas em papel preenchidas. Durante o horário do pleito, estes votos serão digitados nas urnas que foram sorteadas para a auditoria. No final do período de votação, às 17h, é realizada a apuração. O total verificado na contagem das cédulas deverá coincidir com a totalização dos resultados da urna eletrônica, a fim de comprovar que não houve adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.

07:01:00 - Ruas em volta das seçőes eleitorais amanheceram tomadas por panfletos distribuídos na madrugada deste domingo. Essa é a última tentativa dos candidatos em convencer o eleitorado que está indeciso em quem votar. O quadro de poluição é generalizado em toda a região

07:20:00 - Para garantir a segurança e a tranquilidade dos eleitores votuporanguenses neste final de semana, o comando da Polícia Militar vai colocar todo o seu efetivo de homens e viaturas policiais neste final de semana, nas eleições municipais.

07:34:00 - Justiça Eleitoral informa: Em Fernandópolis o local de votação do Centro Educacional SESI 405 mudou-se para a Rua Leôncio da Silva, 503 - Conjunto Habitacional Emílio Minianel, próximo ao CAIC. Os eleitores inscritos nas seções eleitorais 35Ş, 36Ş, 37Ş, 75Ş, 89Ş, 99Ş, 106Ş e 112Ş, pertencentes ao referido local de votação, deverão dirigir-se ao endereço acima mencionado.

08:01:00 - As primeiras informações que chegam das eleições em Fernandópolis revelam que o eleitor acordou cedo para votar. Aglomerações de pessoas já se formam nas principais zonas eleitorais da cidade. Escolas como a Joaquim Antônio Pereira, o JAP e a Libero de Almeida Silvares, a EELAS possuem uma extensa fila de eleitores. A abertura dos portões deu-se há poucos minutos e as eleições estão oficialmente abertas.

08:28:00 - Em dez de 16 cidades da região de Rio Preto os atuais prefeitos tentarão, hoje, a reeleição para comandar o Poder Executivo por mais quatro anos. Mirassol, Bady Bassitt, Potirendaba, José Bonifácio, Votuporanga, Fernandópolis, Olímpia, Cedral, Rio Preto e Ipiguá são as cidades onde os atuais prefeitos disputam o pleito. Em Nova Granada, Tanabi, Severínia, Monte Aprazível, Catanduva e Onda Verde, os chefes do Poder Executivo terminam o segundo mandato consecutivo ou optaram por não disputar a reeleição, como é o caso de Raphael Cazarine Neto (PMDB), de Severínia. O PMDB é a legenda com mais candidatos ŕ reeleição: cinco. Os peemedebistas governam em Bady Bassit, Potirendaba, José Bonifácio, Cedral e Ipiguá. Na sequência, o DEM está em duas prefeituras, em Fernandópolis e Olímpia. Com uma prefeitura cada aparecem PDT, PSDB e PSB em Mirassol, Votuporanga e Rio Preto, respectivamente.

08:53:00 - Justiça Eleitoral informa: O voto é obrigatório no Brasil e não há desculpas. Não é mais necessário apresentar o título de eleitor na hora de exercer seu direito de cidadão. Basta apresentar um documento oficial com foto, como a identidade e a carteira de motorista ou de trabalho. Carteira de estudante não é considerada um documento oficial pelo TSE.

09:00:00 - Viaturas da Policia Federal fazem rondas nas principais zonas eleitorais de Fernandópolis. Recentemente, um suposto caso de compra de votos foi denunciado na cidade. Mais que rapidamente a Justiça eleitoral do Município acionou a PF para investigar todos os indícios. Nada foi constatado

09:05:00 - Tempo estimado para votação na escola Joaquim Antônio Pereira, o JAP é de 20 segundo s por eleitor. Segundo mesários, não há dificuldades para votar. Deficientes físicos e idosos têm apoio e amparo dos mesários.

09:10:00 - O candidato a prefeito Carlos Lima votou agora pela manhã na seção na escola Joaquim Antônio Pereira. Acompanhado da mulher e dos filhos Lima disse estar ciente da vitória. "Vamos transformar e mudar Fernandópolis. Renovação Já!"

09:15:00 - O grande acumulo de "santinhos" e panfletagem eleitoral, nas proximidades da escola Coronel Francisco Arnaldo da Silva, um dos maiores colégios eleitorais de Fernandópolis já causou acidentes. Diversas pessoas, entre elas idosos, escorregaram no mar de panfletos e acabaram se ferindo levemente. Quase 100% da rua estão tomadas por panfletagem de candidatos

10:01:00 - Movimentação de eleitores segue tranquila na Escola José Belúcio. A escola abrange cidadãos dos bairros CAIC, Ana Luiza, Jayme Leone, Bernardo Pessutto, entre outros. Tempo estimado de votação na escola é de 10 a 20s.

10:06:00 - A escola Armelindo Ferrari também registra poucos votantes neste momento. O reduto eleitoral do colégio abrange moradores do Coester, Paulista, Guanabara, Brasilândia, entre outros. Tempo médio de votação na escola é de 1 minuto.

10:11:00 - Uma residência localizada defronte ŕ escola José Belúcio chama a atenção por quem passa pelo local. Ao menos dez placas de candidatos a vereadores "ilustram" a casa, que parece mais um reduto eleitoral. Nesta época de campanha, moradores aproveitam para colocar banners de candidatos em seus imóveis afim de conseguir alguma "grana extra" para o sustento da família.

10:17:00 - O atual prefeito de Fernandópolis e candidato a reeleição, Luiz Vilar de Siqueira votou ŕ poucos minutos na seção eleitoral da escola JAP. Vilar disse que o processo democrático é muito importante para toda a cidade e que todos os eleitores precisam ir às urnas para exercer sua cidadania. “Vamos dar continuidade em nossos trabalhos acreditando sempre em Fernandópolis”

10:23:00 - A escola Carlos Barozzi, no bairro da Brasilândia é a única seção eleitoral a apresentar demora na votação. Segundo os mesários a principal dificuldade encontrada pelos eleitores é a falta dos números dos candidatos para o voto, bem como a identificação de suas seções. O tempo de espera varia entre 1 e 2 minutos entre a fila e cabine de votação

10:31:00 - Segundo a 150ş Zona Eleitoral, que aglutina Fernandópolis e a 302ş Zona Eleitoral, que agrega toda a região, a eleição ocorre tranquilamente. Nenhum registro de urna defeituosa foi detectado até o momento. Em Fernandópolis estão registrados 49.986 eleitores válidos. Para o promotor Denis Silva de Fernandópolis é importante que o eleitor observe os candidatos que não se enquadram na Lei Ficha Limpa e que não trabalhem em cima somente de promessas. “É preciso manter o nível, e fazer uma eleição limpa. Isso também é função e dever dos eleitores. Que façam uma eleição limpa e não compactuem com a sujeira politica”.

10:35:00 - JUSTIÇA ELEITORAL INFORMA: No momento da votação, o eleitor pode entrar na cabine com camiseta, boné, broche ou adesivo político. Apesar disso, é importante lembrar que a manifestação deve ser silenciosa. Está proibido distribuir qualquer material de propaganda ou então tentar influenciar as pessoas no voto. Na urna, cada eleitor deverá votar em dois candidatos. Um vereador e um Prefeito (nesta ordem). Caso o eleitor vote em branco, é importante lembrar que o voto não é validado e consequentemente não vai para ninguém.

10:38:00 - A Polícia Civil de Votuporanga vai contar com reforço de funcionários neste domingo, durante o período das eleições municipais. O Primeiro, Segundo e Terceiro Distrito Policial, além do Plantão Policial, vão funcionar durante todo o dia, para melhor atender a população e possíveis crimes eleitorais. Nas delegacias, todos os funcionários estarão de trabalho até às 18h. As ocorrências policiais após esse período devem ser apresentadas no Plantão Policial, localizado na rua Bahia, ao lado da Cadeia Pública.

10:53:00 - Se vencer a disputa nas urnas neste domingo, Luiz Vilar vai obter um feito inédito em Fernandópolis. Na história política da cidade, nenhum prefeito conseguiu ser reeleito. Vilar já comandou a cidade entre os anos de 1993 a 1996, mas não obteve sucesso na reeleição, perdendo nas urnas para Armando José Farinazzo.

11:00:00 - Justiça Eleitoral informa: O voto é obrigatório no Brasil - e não há desculpas. Não é mais necessário apresentar o título de eleitor na hora de exercer seu direito de cidadão. Basta apresentar um documento oficial com foto, como a identidade e a carteira de motorista ou de trabalho. Carteira de estudante não é considerada um documento oficial pelo TSE.

11:09:00 - Em Jales, a candidata a prefeita Nice Mistilides (PTB), acompanhada do vice Pedro Callado votou na 16ª seção eleitoral da E.E. Dr. Euphly Jalles, por volta das 10 horas desse domingo. Nice liderou as últimas pesquisas de intenção de votos na cidade. Concorrem ainda ao pleito Clóvis Viola (PPS), apoiado pelo atual prefeito Humberto Parini e o candidato do DEM, Flávio Prandi, mais conhecido como Flá

11:25:00 - Os fernandopolenses vão conhecer hoje o 21º prefeito em 73 anos de emancipação política. Já passaram pelo Executivo Gumercindo Ferraz Frota (1945), Miguel Dutra da Silva (1945-1947), Verginaud Mendes Caetano (1947-1948), Líbero de Almeida Silvares (1948-1951), Édison Rolim (1952-1955), Adhemar Monteiro Pacheco (1956-1959), Édison Rolim (1960-1963), Percy Waldir Semeghini (1964-1968), Leonildo Alvizzi (1969-1972), Antenor Ferrari (1973-1976), Mílton Edgard Leăo (1977-1982), Newton Camargo de Freitas (1983-1988) ,Mílton Edgard Leăo (1989 a 1992), Luiz Vilar de Siqueira (1993 a 1996), Armando José Farinazzo (1997-2000), Newton Camargo de Freitas (2001), Adílson Luiz Campos (2002-2004), Massanobu Rui Okuma (2005-2006), Ana Maria Matoso Bim (2006-2008) e Luiz Vilar de Siqueira (2009-2012)

11:43:00 - A candidata e ex-prefeita Ana Maria matoso Bim votou agora a pouco também na seção eleitoral da escola Joaquim Antônio Pereira. Bim chegou acompanhada do marido e de seu vice, José Carlos Zambon. Otimista Bim disse acreditar no processo democrático e na divina providencia. "Acredito que depois de todo o trabalho que tivemos expondo nosso plano de governo à decisão agora fica com o povo"

11:45:00 - Dona Maria Aparecida Moreira de Oliveira, 91 anos, fez questão de votar neste dia 07 de outubro Num exemplo de raro de cidadania, a moradora de Fernandópolis foi até a escola JAP dar seu voto para prefeito e vereador. Amparada por familiares à idosa disse que fez questão de votar para o bem da cidade

12:00:00 - O Juiz de Fernandópolis Vinicius Castrequini Bufulin montou uma força tarefa nessas eleições municipais a fim de coibir a boca de urna nas principais zonas eleitorais da cidade. Em entrevista exclusiva ao RN o magistrado alertou todos os candidatos flagrados próximos a zonas eleitorais que se forem encontrados nas proximidades deverão responder judicialmente. "Em nossas blitzes já flagramos diversos candidatos a vereador nas proximidades dos principais zonas eleitorais e que se continuarem, terão de explicar o porquê Ŕ justiça, já que todos foram muito bem orientados durante toda a campanha". O juiz alertou a Policia Militar da presença de candidatos ŕ vereador nas proximidades das escolas EELAS e Coronel.

12:08:00 - Segundo a Polícia Militar de Fernandópolis, diversas denúncias de boca de urna foram feitas, no entanto nenhuma das ocorrências relatadas resultou em detenção, uma vez que nada foi comprovado. As principais denúncias partiram das Joaquim Antônio Pereira no bairro Aparecida e Pedro Malavazzi na Cohab Antônio Brandini, o que resultou na divisão da força tarefa formada por membros do judiciário de Fernandópolis, Policia Militar e agentes da Justiça Eleitoral A recomendação dos juízes para os candidatos veio de forma simplificada. "Vote, deixe o local de votação e espere a apuração. A campanha eleitoral serve justamente para os candidatos se manifestarem. Hoje não é dia".

13:29:00 - Cinco pessoas foram flagradas até o momento, em Rio Preto, fazendo boca de urna, o que é proibido pela legislação eleitoral. Um caso foi registrado na madrugada e dois no período da manhă. Eles foram conduzidos pelos agentes para a delegacia da Polícia Federal, ouvidos e liberados em seguida. Em cada caso, foi registrado um Termo Circunstanciado. Os nomes dos detidos não foram divulgados pela Polícia Federal, assim como a identificação dos candidatos para quais trabalham. O candidato a vereador Jabis Busqueti (PTB) foi até a delegacia da PF após confusão em uma escola do Eldorado. Um homem o filmou e o acusou de compra de votos, após discutirem, o candidato chamou a polícia. Os dois serão ouvidos.

13:46:00 - Além de poder se tornar o primeiro prefeito reeleito em Fernandópolis, Luiz Vilar pode quebrar outro tabu da política local. Se vencer hoje, será a terceira vez que assume o posto do Executivo. Outros prefeitos que chegaram perto desse feito e acumularam duas vitórias nas urnas foram Édison Rolim, em 1952 e 1960, Mílton Edgard Leăo, em 1977 e 1989, e Newton Camargo de Freitas, em 1983 e 2001. Vilar já assumiu o posto em 1993 e 2009.

13:49:00 - Por outro lado, Ana Bim pode se tornar a primeira mulher a ser eleita prefeita em Fernandópolis. Ela já quebrou outros tabus na cidade, como a primeira mulher a ser eleita vereadora, a primeira vice-prefeita e a primeira prefeita da história do município. Ela ocupou o cargo entre 2006 e 2008, mas assumiu em decorrência da morte de Rui Okuma, e como vice do cargo, foi designada para liderar o Executivo.

14:00:00 - Carlos Lima, por sua vez, tenta ser eleito pela primeira vez a um cargo político na cidade. O candidato já esteve ŕ frente de entidades e clubes de serviço da cidade, mas nunca por indicação direta e eletiva. Na última eleição, em 2008, Lima saiu candidato com o radialista Alaor Pereira como vice, mas acabou na terceira colocação nas urnas, atrás da segunda colocada Ana Bim e o vencedor Luiz Vilar. Dessa vez, o farmacêutico buscou votos com Jeder do Gigantão, pela coligação "Renovação Já". .

14:12:00 - Justiça Eleitoral informa: A Polícia Federal e Policia Civil mantêm agentes à paisana em diversos pontos da cidade e da região para fiscalizar e coibir a compra de votos, seja com dinheiro vivo seja com o pagamento de churrascos e acervejadas. Já a Policia militar mantêm um esquema ostensivo para coibir manifestações de "boca de urna"

15:39:00 - As cidades com menos de 100 mil habitantes não terão um posto de justificativa. O eleitor que não estiver no seu domicílio eleitoral no dia da eleição, deve preencher o requerimento de justificativa eleitoral, que precisa ser entregue no dia da eleição em qualquer seção eleitoral. É preciso levar o título e documento com foto para fazer à justificativa. Já quem ficar doente no dia do pleito, tem 60 dias para fazer à justificativa; deve procura o Cartório com o atestado médico e justificar a ausência.

15:42:00 - Justiça eleitoral Informa: Quem vota em branco diz "tanto faz" e quem vota nulo não quer eleger nenhum candidato. Na prática, os dois tipos de voto são considerados inválidos, ou seja, não são computados na contagem final. Isso quer dizer que, mesmo que 99% dos votos forem brancos ou nulos, a eleição não será anulada. A decisão ficaria na mão de 1% dos eleitores que escolhessem votar em alguém. Mas quem vota branco ou nulo influencia no resultado de forma indireta: quanto maior a porcentagem de votos inválidos, menor é o número de votos que um candidato precisa para se eleger no primeiro turno.

16:47:00 - Nenhuma ocorrência grave foi registrada no setor policial em Fernandópolis

16:48:00 - Os cartórios eleitorais de todas as comarcas da região já estão preparados para receber as urnas eletrônicas após o período de votação que se encerras às 17h

17:00:00 - Encerrado o período para votação nas eleições municipais em todo o país

17:19:00 - Movimentação nos cartórios eleitores já é grande em todas as cidades

17:20:00 - Começa os transportes das urnas eleitorais das seções para os cartórios eleitorais
17:31:00 - Ana Bim vai tendo vantagem contra Vilar na apuração extraoficial

17:54:00 - Os votos da Coligação Renovação Já, do candidato Carlos Lima permanecem zerados segundo o TSE. Segundo o aplicativo do TSE que divulga o resultado dos candidatos em tempo real, o candidato Carlos Lima permanece fora da contagem. Ainda segundo o TSE a situação do candidato indeferida e seus votos não aparecem na contabilidade oficial do Tribunal Superior Eleitoral.

17:58:00 - Chico Arouca lidera parcial para vereadores em Fernandópolis
18:04:00 - Em Macedônia, Lene Marsola é eleita com 1.868 votos contra 1.012 do atual prefeito Tião Vilela

18:15:00 - Ana Bim vence as eleições municipais em Fernandópolis; dados são extraoficiais

18:22:00 - Ana Bim é eleita prefeita de Fernandópolis com 51,39% dos votos válidos

18:33:00 - A atual vereadora Maiza Rio, mesmo atingindo a votação de 1430 votos - a maior votação de Fernandópolis - não foi eleita. Rio não atingiu o coeficiente de votos necessários para a reeleição

18:43:00 - Confira agora quem foram os 13 vereadores eleitos de Fernandópolis

19:30:00 - Na cidade de Pedranópolis o atual prefeito Betinho conseguiu conquistar as eleições. Segundo o TSE Betinho obteve 57,41% dos votos validos contra 42,59% do ex-prefeito Sydnei Sá, que tentava voltar à prefeitura.

19:32:00 - Os candidatos Nice e Pedro Callado, estão no comando da cidade de Jales. Segundo o TSE os percentuais são os seguintes: NICE 48,16%, FLÁ 46,18% e Clóvis Viola 5,66%

19:40:00 - Em Santa Fé do Sul o candidato Amando Rossafa Garcia, que já foi prefeito da cidade venceu as eleições com 9480 votos validos, contra 8326 de seu adversário Juninho. Segundo o TSE o percentual de votos ficou dessa maneira: ARMANDO 53,24%; JUNINHO 46,76%

19:55:00 - Na cidade Ouroeste o candidato Tião Geraldo foi eleito com 3614 votos validos, contra Dr. Alex que somou 2694 votos.

20:00:00 - Na cidade de Guarani D Oeste, a vitória ficou com Odair Vazarin, com 868 votos contra 449 votos de Claudiley Caboclo. O terceiro colocado, Boca Rica, somou apenas 111 votos. Do percentual divulgado pelo TSE, Vazarin ficou com 60,78%; Caboclo 31,44% e Boca Rica 7,77% dos 1496 votos validos. Votos brancos 16 e nulos 52

20:09:00 - Na cidade Macedônia o candidato Lene Marsola foi eleita com 1868 votos validos, contra 1012 de Tião Vilella. Segundo o percentual apresentado pelo TSE a votação ficou dessa maneira: LENE 64,86%; VILELLA 35,14% dos 2944 votos validos. Votos branco 44 e nulos 70

20:15:00 - Na cidade de Meridiano o candidato Aristeu foi eleito Segundo o percentual apresentado pelo TSE à votação ficou dessa maneira: ARISTEU 49,69% ; BINHARDI 40,63% ; MARCIA 9,67% dos 3347 votos validos. Votos branco 28 e nulos 63

20:22:00 - Na cidade Estrela D Oeste o ex-prefeito por dois mandatos Pedro Itiro venceu as eleições com 4126 votos validos, contra 1496 de Evandro Miotto. Segundo o percentual apresentado pelo TSE a votação ficou dessa maneira: ITIRO 73,39%; MIOTTO 26,61%.

20:26:00 - Na cidade São João do Iracema o candidato Bidila venceu as eleições com 1105 votos validos, contra 333 de Odilon. Segundo o percentual apresentado pelo TSE a votação ficou dessa maneira: BIDILA 76,84%%; ODILON 23,13%.

20:32:00 - Na cidade de Votuporanga, vitória folgada do candidato e atual prefeito Junior Marão. Segundo o percentual apresentado pelo TSE a votação ficou dessa maneira: MARĂO 90,43%; PIRANI 7,37% e EVA 2,20%
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com