Votuporanga tem um dos melhores atendimentos dos SUS (Sistema Único de Saúde) do Brasil, de acordo com índice divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (01/03), o IDSUS (Índice de Desempenho do SUS). O município obteve a nota 7,28. Conforme dados do Ministério, apenas 1,9% da população vive em cidades com nota acima de 7,0, entre elas Votuporanga.
O índice vai de 0 a 10 e será realizado a cada três anos pelo Governo Federal. A média nacional foi de 5,47. O ranking foi dividido em seis grupos, de acordo com padrão sócio-econômico e infraestrutura de cada cidade. Votuporanga está entre as 10 melhores no Grupo 3, que reúne 632 municípios. Considerando todas as cidades, é destaque no Estado de São Paulo, ocupando a 42ª posição, enquanto no Brasil, dos mais de 5,5 mil municípios, está na 161º colocação.
Na região Noroeste, Votuporanga possui o melhor índice entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, comparando, por exemplo, com Araçatuba (1.440º), Catanduva (1.057º), Fernandópolis (1.253º), Jales (753º) e São José do Rio Preto (817º). “As melhores notas são de cidades menores, onde o acesso e atendimento ao SUS é mais fácil de administrar. Se compararmos com as cidades de nosso porte, ou maior, que tem grandes hospitais e uma rede completa de atendimento de especialidades e pronto atendimento, temos a melhor nota”, explica o prefeito Junior Marão.
De acordo com Marão, o resultado se dá devido a qualidade dos serviços oferecidos em todas as áreas, desde a Santa Casa, que hoje é referência, até o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) até as unidades de saúde, cujo projeto Consultório Municipal vem sendo implantado na rede básica.
O prefeito destaca também que este resultado aumenta o compromisso e a responsabilidade da administração em continuar melhorando a saúde do município. “Saúde tem que ter uma evolução constante. Sempre temos que melhorar. Hoje tem que ser melhor que ontem e amanhã melhor que hoje. É assim que temos trabalhado e vamos continuar trabalhando” explicou.
Saúde Básica
Com a rede de saúde estruturada nas atenções secundárias e terciárias, a Prefeitura está investimento na saúde básica, na estruturação e atendimento das unidades de saúde. Todas estão recebendo investimentos e atendendo em um novo padrão, no chamado Consultório Municipal. Nesta quinta-feira (01/03), o prefeito Junior Marão entregou o 4º Consultório Municipal, na Vila América. Os outros três foram inaugurados no Jardim Marin, São João e Jardim Colinas e Canaã, além da reforma de todo o Mini-Hospital do Pozzobon. Outros dois Consultórios estão em construção nos bairros Pró-Povo e Cecap II.
Segundo Marão, “os Consultórios Municipais estão perto de onde as pessoas vivem ou trabalham, nos bairros, e é capaz de resolver 80% dos problemas de saúde, evitando assim a sobrecarga nos prontos atendimentos e hospitais”. Nessas unidades, são ofertados serviços como consultas médicas, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais e tratamento odontológico. Quando necessário, as unidades encaminham os pacientes ao AME para atendimento especializado.