quarta, 27 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Senado aprova cirurgia plástica de graça para mulheres vítimas de violência

Mulheres vítimas de violência terão direito de fazer cirurgia plástica gratuita para reparar as consequências da agressão. É o que prevê projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado….

Mulheres vítimas de violência terão direito de fazer cirurgia plástica gratuita para reparar as consequências da agressão. É o que prevê projeto aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

De acordo com a medida, hospitais e centros de saúde que receberem vítimas de violência devem informar sobre o acesso gratuito à cirurgia.

Os recursos para cobrir as despesas devem estar previstos na proposta orçamentária destinada à saúde.

O relator do projeto, senador Geraldo Mesquita Júnior, disse que apesar de a cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva de sequelas sofridas por mulheres vítimas de violência estar prevista na Constituição, a situação real é diferente.

Ressaltou que essa cirurgia ainda não é entendida, por parte dos gestores públicos de saúde, como um procedimento necessário, muito menos prioritário.

Não é difícil ser tratada meramente como procedimento para fins estéticos. O projeto ainda depende de aprovação na Comissão de Assuntos Sociais e na de Direitos Humanos.

Notícias relacionadas