Quinta, 25 de Abril de 2024

Multicampeão, zagueiro Edu Dracena anuncia aposentadoria

05/12/2019 as 09:15 | Brasil | Da Redaçao
O zagueiro Edu Dracena, de 38 anos, anunciou nesta quarta-feira (4), em entrevista coletiva no Palmeiras, que se aposentará ao final da temporada de 2019 após 25 anos de carreira, 18 títulos e sete clubes, sendo quatro paulistas. Ele chegou ao time alviverde em 2016 e foi campeão de dois Campeonatos Brasileiros, em 2016 e 2018.

“A partir do dia 8 de dezembro, à noite, depois do jogo contra o Cruzeiro, serei um ex-atleta de futebol, mas não vou ficar longe do futebol. Primeiramente, queria agradecer a Deus por tudo que vivi dentro do futebol. Sai de casa com 13 anos para realizar um sonho e, graças a Deus, eu realizei todos os sonhos que tive. Hoje olho para trás, há 25 anos, e vejo que valeu a pena todo o sacrifício, toda a dedicação, todo o empenho", disse Dracena. "Queria deixar aqui o agradecimento a todas as pessoas que me ajudaram; presidentes, diretores, jogadores, funcionários. Nesse momento, passa muita coisa na minha cabeça – todas as dificuldades, todas as alegrias que tive; com certeza tive mais alegria que tristeza no futebol.”

Aos 13 anos, Eduardo Luís Abonízio de Souza saiu de Dracena, sua cidade natal no interior de São Paulo, para buscar seu sonho de ser jogador de futebol. Começou sua carreira no Guarani, onde jogou nas categorias de base até os 17 anos, quando fez sua estreia no profissional. Ficou no Bugre durante oito anos, entre as categorias de base e o profissional e saiu em 2003, quando foi emprestado para o Olympacos-GRE e depois foi contratado pelo Cruzeiro a pedido do técnico Vanderlei Luxemburgo.

“Só de estar presente nas cidades onde fui muito feliz, tanto em Campinas como em Belo Horizonte, vai ser de extrema emoção. Não sei o que vai passar na minha cabeça, mas só sei que eu tenho que agradecer", disse em referência aos locais de seus últimos jogos na carreira. "Gratidão, primeiro pelo clube que me revelou, que me proporcionou tudo que sou hoje. A base que comecei foi a do Guarani, então o clube vai ser sempre lembrado na minha carreira e no meu coração. E Belo Horizonte, no Cruzeiro, que foi onde abriu a porta do mundo para mim. Ganhamos a Tríplice Coroa e vai ficar marcado na carreira de todos nós jogadores, já que fizemos parte daquela história. Acho que foi o destino, onde eu comecei e onde eu fui feliz. Vai ser uma emoção muito grande e tomara que a gente possa fazer a nossa parte e sair com e vitória”, disse.

Em agosto de 2006, após três anos na equipe mineira, Edu foi para o Fenerbahçe-TUR e lá ficou por mais três anos. Já em 2009, foi para o Santos por recomendação de Luxemburgo e permaneceu na Baixada até 2015, quando foi para o rival, Corinthians. Em 2016, ele chega ao Palmeiras, onde atua por quatro temporadas até decidir que 2019 seria seu último ano como atleta profissional.

Na coletiva de despedida, ele agradeceu o apoio de sua esposa e de toda sua família. “Obrigado aos meus pais, a minha família, meu irmão, minha irmã, sobrinhos e a minha esposa, que há 11 anos, ajuda, é mãe e pai ao mesmo tempo porque eu não fico em casa. Se não fosse por ela, eu não estaria aqui hoje”, garantiu.

Títulos
Ao todo, Edu Dracena conquistou uma Liga Grega – 2002/2003 -, três Campeonatos Mineiros – 2003, 2004 e 2006 -, duas Copas do Brasil – 2003 e 2010 -, quatro Brasileirões – 2003, 2015, 2016, 2018 –, um Campeonato Turco – 2006/2007-, uma Supertaça da Turquia – 2007 –, uma Libertadores – 2011 – e uma Recopa Sul-Americana – 2012.

“Seria injusto citar um ou dois momentos marcantes da minha carreira. Sempre deixei claro para todos que o título mais importante é o que está por vir. Sempre fui assim ao longo da minha carreria e é por isso que eu conquistei alguns títulos. É por isso que sempre priorizei não meu lado individual, mas sim o lado coletivo. Acho que foi a grande diferença de mim para outros profissionais. O mais importante de tudo é você olhar para trás e dizer que valeu todo o sacrifício, todo o esforço, toda a dor. Passei por quatro cirurgias no joelho, muitos não acreditavam no meu retorno”, finalizou.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com