Quarta, 24 de Abril de 2024

Porque temos saudade

02/12/2019 as 17:24 | Fernandópolis | Jean Braida
Saudade é um sentimento causado pela distância ou ausência de algo ou alguém. Tem origem no latim, com o significado de solidão.

Sentimos saudade quando perdemos alguém pela morte ou até em vida, por atitudes, ações e muitas vezes, por orgulho e prepotência de nós mesmos.

Mas o que fazer quando sentimos falta de algo ou alguém?

Tenho vivido tempos difíceis, onde, há 3 anos, perdi quem mais amava. E a única saída encontrada foi procurar minha verdadeira identidade. Calma, eu vou explicar.

Para quem acredita em Jesus, ter noção da sua identidade em Cristo é uma das coisas mais essenciais da vida. Isto porque quando sabemos quem nós somos, tudo muda.

Mas o que isso tem a ver com saudade?

Pois bem. Algumas pessoas ficam desanimadas porque acreditam que aquilo que fazemos é o que determina quem nós somos. Por esse motivo, quando falham ou pecam, ficam muito tristes. Mas não é o que fazemos que define a nossa identidade; pelo contrário, a nossa identidade é que deve determinar e guiar aquilo que fazemos. Ou seja, controlar sentimentos, entender que o que acontece de ruim não é culpa sua (claro que se você causar algo propositalmente a culpa é sua sim), porém, quando você descobre a identidade, sabe o que deve ser feito para reverter qualquer situação. Mas, tome cuidado, porque as vezes, quem você machucou não quer ter mais contato e isso DEVE SER RESPEITADO. O tempo junto com suas atitudes irão revelar o melhor desfecho de cada situação. NUNCA TENTE CONVENCER ALGUÉM COM PALAVRAS. APENAS ATITUDES. Devemos pedir perdão, sim, buscar reparar os erros, sim, mas se a pessoa não quiser, jamais force a barra. ATITUDE CONVENCE. PALAVRAS, NEM SEMPRE.

Mas e quando as pessoas morrem? Como devemos agir?

Sim eu sei que é muito difícil perder alguém que amamos. A dor é tão forte como uma faca com serras entrando no peito. O coração dói, a cabeça fica pesada. É um mal-estar horrível.

Por isso, a identidade de saber quem você é, é tão importante. Entender porque as coisas acontecem em torno da sua vida é essencial para que você tenha identidade.

No livro de Colossenses 3:1-4, o profeta Paulo diz, “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória”.

Neste texto Paulo fala sobre como vencer a batalha travada no campo de batalha da mente. Devemos ocupar a mente com as coisas do alto, procurando entender e assimilar o porquê tal fato acontece. Devemos nos revestir do comportamento de Jesus Cristo como povo escolhido e amado de Deus. Temos que agir como filhos de Deus. Nem sempre será fácil. Mas, é extremamente necessário para que tenhamos discernimento e sabedoria para encarar tudo que acontece nesse mundo.


Por Jean Braida

jeanbraida@hotmail.com
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com