Terça, 23 de Abril de 2024

Escolas públicas deverão receber o Proerd anualmente

15/10/2019 as 11:00 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o conhecido Proerd, será expandido para todas as escolas de ensino fundamental e médio do Estado. O projeto do deputado Rodrigo Gambale (PSL) foi sancionado agora pelo governador, tornando-se a Lei Estadual 17.171/2019.

De acordo com o texto, todas as escolas deverão receber o Proerd ao menos uma vez ao ano. "Muitas vezes o Proerd acaba sendo aplicado em apenas um ano e nós enfrentamos os problemas das drogas de forma constante. Muitas vezes a gente lê um livro e pensa que ele mudou a nossa vida, mas se a gente não praticar aquela mensagem no dia seguinte, a gente acaba esquecendo. O sistema de aprendizado do ser humano é igual. Se a gente tiver apenas uma passagem pelo Proerd, por mais marcante que seja, ela não vai ser aquela referência de forma constante para que ensine a praticá-la sempre", justificou Gambale. Os participantes receberão certificado de participação da instituição de ensino.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) comentou o projeto. "As escolas que quiserem terão o direito de receber esse programa de prevenção às drogas, promovido por membros da Polícia Militar. Eu acho que o programa deveria ser mais ajustado e aperfeiçoado, mas é o que existe hoje de prevenção às drogas por parte do Estado. Apesar de possuir uma questão ideológica um pouco complicada, o programa ajuda e tem informações importantes", afirmou Giannazi.

A deputada Márcia Lia (PT) concordou com o projeto. "É fundamental que o conhecimento seja divulgado e difundido nas unidades escolares e isso mostra que trata-se de um projeto muito importante", avaliou.

O programa foi implantado em 1993 e nele as polícias militares de todo o país realizam atividades e aulas para levar informação a estudantes da educação infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental. Com a aprovação do texto, os estudantes do Ensino Médio também serão atendidos pelo programa.

Gambale evidenciou os resultados do programa. "O Proerd é algo muito impactante, muitos alunos lembram-se até mesmo da música que tocava. Primeiramente, o programa deixa as crianças longe das drogas, e em segundo lugar serve para levar a polícia para cada vez mais perto da comunidade, porque a policia é uma amiga da comunidade, e não o contrário", concluiu.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com