Quinta, 18 de Abril de 2024

Vacinação contra a Raiva é temporariamente suspensa

10/09/2019 as 10:37 | Fernandópolis | Da Redaçao
A não liberação de doses da vacina antirrábica pelo Ministério da Saúde fez com que a cidade de Fernandópolis suspendesse, temporariamente, a campanha de vacinação em cães e gatos.

Quase todos os municípios brasileiros tiveram a ação cancelada, com exceção às áreas de risco que serão priorizadas, sendo consideradas prioritárias as regiões que tiveram casos confirmados de raiva em cães e os municípios que fazem fronteira com a Bolívia.

“Recebemos um ofício circular do Governo do Estado, por meio do Instituto Pasteur, informando o não envio da vacina. Já estamos com campanha pronta, datas, locais, materiais de divulgação e toda estrutura, porém fomos surpreendidos de que o laboratório responsável pela disponibilização das doses não fornecerá o produto e não há previsão para o abastecimento. Desta forma não será possível, no momento, realizar a campanha em Fernandópolis”, explicou o veterinário coordenador do Centro de Controle de Zoonose, Dr. Mileno Tonissi.

Sem essa ação,os donos precisam levar os animais a uma clínica particular ou pet shop para tomarem a vacina, que é de suma importância. A quantidade ideal de vacinas para imunizar todos os animais de Fernandópolis é de 11mil doses.

SOBRE A RAIVA

A vacinação ocorre todos os anos gratuitamente e é obrigatória para animais com mais de 3 meses. A raiva é uma doença transmissível. O vírus pode ser transmitido para humanos e apesar de controlada em grandes centros, a raiva é uma doença que ainda não foi erradicada. É uma doença rural que possui reservatórios, o principal deles o morcego, que carrega o vírus e transmite a outros mamíferos. A vacina é a forma mais eficaz para tentar manter a raiva controlada. É uma estratégia de saúde pública essencial para o controle da doença.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com