Sábado, 20 de Abril de 2024

Prefeitura de Valentim realiza compra de materiais para educação

15/08/2019 as 06:50 | Valentim Gentil | Da Redaçao
Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação recebeu novos materiais que serão utilizados pelos alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Entre as aquisições estão mapas do Brasil e do Estado de São Paulo, e outras revistas educativas.

Foram adquiridos 40 exemplares de mapa do Brasil e 40 do Estado de São Paulo para todas as salas de aulas do ensino fundamental, e as outras escolas (EMEI Airton de Medeiros, berçário e CEAP) receberam um exemplar de cada mapa.

Além dos mapas, a Secretaria de Educação adquiriu 850 revistas para combate ao bullying. A pasta já realiza outras ações, e a revista: ‘Bullying: uma brincadeira de mau gosto’ será para agregar conhecimentos e combater o preconceito e a violência. Os alunos da E.M.E.F. Vicente Santoro receberam um exemplar cada, e os professores do ensino infantil e do CEAP receberam os materiais para trabalharem com os estudantes. “O conteúdo das revistas é documentado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhar com um material registrado deixa o trabalho com mais credibilidade”, disse Neli.

Em conjunto com a discussão sobre o bullying, a Secretaria Municipal de Educação, também irá debater a campanha lançada pela UNDIME – União dos Dirigentes Municipais, ‘Escola na vibe #paz’. Segundo Neli, “a UNDIME está disseminando a ideia, para ser trabalhada em todas as unidades de educação, que ‘escola é lugar de gente feliz’. Os atores são as crianças, mas os professores são responsáveis por fazer com que a escola seja mesmo para eles, lugar de felicidade”.

Outro tema que será discutido em sala de aula com os estudantes é sustentabilidade ambiental que será trabalhado de acordo com o plano municipal de educação ambiental.

Para que o aprendizado adquirido na escola tenha garantia de disseminação, a família desempenha papel fundamental. Para discutir ‘a importância da família no processo de educar’ que foi realizada a compra de revistas sobre o tema. “Trabalhamos a família todos os dias, tanto com os alunos quanto na recepção dos pais aqui na escola. Estamos desenvolvendo um projeto para nos aproximar ainda mais, e especialmente para fortalecer vínculos. Se a família não for parceira da escola a gente não atinge o objetivo”, ressaltou a secretária.

Outra revista adquirida é ‘Você é responsável pelo animal que cativa’, que irá trabalhar com todas as idades a responsabilidade em adotar um animal. “Toda criança gosta de animal de estimação, só que ela deve ser orientada, desde muito cedo, de que se ela adota um animal tem que ser consciente. Ela tem que cuidar, ajudar nas tarefas simples como lavar a vasilha, trocar ração, ajudar a dar banho. Desta forma vamos conseguir orientar as crianças e diminuir o número de animais abandonados”, explicou Neli.

A Secretaria Municipal de Educação apresenta propostas, neste segundo semestre, para realizar vários projetos pensando nos temas mais necessários e urgentes para trabalhar dentro das escolas nos dias atuais. Os trabalhos já foram iniciados e serão conduzidos até o final do ano.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com