Sábado, 17 de Agosto de 2019
CMDCA inicia ‘2º Seminário Sobre Álcool e Drogas’
07/08/2019 as 06:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
Cronograma de atividades segue até a próxima sexta abordando diferentes temas
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Fernandópolis iniciou nesta terça-feira o ‘2º Seminário Sobre Álcool e Drogas’. A abertura das atividades, com um grande número de participantes, contou a presença do Dr. Daniel Cruz Cordeiro, que conduziu o encontro - Avaliação inicial: identificação, triagem e intervenção mínima para uso de sustâncias. Diagnóstico e Psicofarmacologia do uso de SPA.

O seminário, que tem como público alvo os funcionários atuantes na rede de proteção integral à infância e adolescência de Fernandópolis, tem como objetivo capacitar os colaboradores para o enfrentamento dos desafios da prevenção, promoção e tratamento do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas, bem como suas consequências no contexto familiar e social. Conta ainda com uma proposta de capacitação modulada em dependência química, realizada pelos autores do livro “Dependência Química: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas.

A programação segue até o próximo dia 09, sexta-feira. Os encontros terão início sempre às 08h, com término às 17h, no anfiteatro da paróquia Nossa Senhora Aparecida.

CRONOGRAMA

Dia 07 – Crianças e Adolescentes: características e especialidades desta população, planejamento e direcionamento de intervenções e assertividade. Organização da rede de atendimento à dependência química – principais pontos da organização de serviços voltados à prevenção e ao tratamento do transtorno por uso de substâncias. Palestrante: por Daniel Cruz Cordeiro.

Dia 08 – Intervenções familiares – modelos de tratamento existentes com famílias, dinâmica e funcionamento do sistema familiar; manejo e intervenções familiares em diferentes settings. Especialidade do contexto familiar – orientação, atendimentos clínicos e intervenção breve familiar. Dinâmica de grupos e atividades clínicas aplicadas ao uso de substâncias. Palestrante: Roberta Payá.

Dia 09 – Terapia Cognitiva Comportamental das Habilidades Sociais e de Enfrentamento de Situações de Alto Risco. O papel da equipe interdisciplinar na dependência química disciplina: Prevenção ao uso nocivo de substâncias focado no indivíduo e no ambiente. Palestrante: Neide A. Zanelatto.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com