Sábado, 17 de Agosto de 2019
Pinato destaca preservação do meio ambiente por produtores
26/07/2019 as 06:50 | Brasil | Da Redaçao
Nas últimas semanas o Brasil tem discutido sobre o agronegócio no País e suas consequências. O ponto principal levantado por entidades de defesa ecológica é que os produtores brasileiros estariam “destruindo” o meio ambiente.

Dados oficiais da Embrapa, no entanto, mostram um cenário totalmente oposto. E colocam os produtores brasileiros como os maiores aliados do meio ambiente.

Nossos agricultores preservam praticamente 50% de suas terras. Isso corresponde a mais de 219 milhões de hectares de propriedades preservados, o que corresponde a R$ 2,3 trilhões em área e com base nos mais de 4,5 milhões de CARs (Cadastros Ambientais Rurais).

Vale ressaltar que as informações da Embrapa foram chanceladas pela Nasa (Agencia Espacial Norte-americana). Esses dados foram debatidos em um seminário na Assembleia Legislativa do Tocantins, chamado de “Soja Responsável – Produzindo Com Sustentabilidade Ambiental”.

Para contrapor ainda mais os críticos, os números da Embrapa, expostos no evento em Tocantins, mostram que de um total de 51.576.705 de hectares no Brasil, 66,3% são dedicados a áreas de preservação e proteção de vegetação nativa, terras devolutas e imóveis não cadastrados.

Apenas 30,2% das terras brasileiras são de uso agropecuário: 8% de pastagens nativas, 13,2% de pastagens plantadas, 7,8% de lavouras e 1,2% de florestas plantadas. O restante, 3,5% do território nacional, é ocupado por cidades, infraestrutura e outros.

Segundo o presidente da Aprosoja Tocantins, Maurício Buffon, os produtores brasileiros respeitam a legislação vigente e preservando 35% da área de produção nas propriedades, áreas de reservas legais.

Apoio aos produtores

“Com bases em informações equivocadas, escolheram os agricultores como inimigos do meio ambiente. Isso é um erro. Nós somos exemplo para outros países, no que pese a preservação ambiental”, opina o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), que é presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

Pinato destaca ainda a necessidade de melhorar ainda mais as condições de trabalho para os produtores brasileiros.

“Tudo que estiver ao alcance do nosso mandato e na comissão, faremos. Seja melhorando legislações, que preservem o meio ambiente e, ao mesmo tempo, alavanque a economia brasileira, como também propondo debates para o setor com todos da sociedade”, diz Pinato.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com