Sábado, 17 de Agosto de 2019
Pinato comemora abertura do mercado chinês para leite e queijo
26/07/2019 as 06:50 | Brasil | Da Redaçao
Os produtores brasileiros receberam uma ótima notícia nesta terça-feira (23). A China abriu o mercado do leite em pó e queijo para o Brasil. A informação foi repassada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Os chineses habilitaram 24 estabelecimentos brasileiros para exportação dos produtos.

A notícia é ótima e prevê um ótimo negócio para pequenos, médio e grandes produtores, segundo avalia a própria ministra. Hoje, o país asiático importa 800 milhões de toneladas de leite. O Brasil tem uma produção de cerca de 600 milhões de toneladas. Atualmente, há 1,2 milhão de pequenos produtores.

Com a abertura, o setor de lácteos estima um boom positivo nos negócios e a expectativa é de exportar US$ 4,5 milhões em queijos, segundo a Viva Lácteos, associação que representa a indústria de lácteos.

Desde 2007 havia um acordo entre o Brasil e a China. Mas não havia nenhuma indústria brasileira habilitada a exportar. Em abril deste ano, o Ministério da Agricultura encaminhou uma lista de 24 estabelecimentos ao país asiático. Entre os produtos que poderão ser exportados estão não fluidos, como leite em pó, queijos e leite condensado.

Presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, o deputado federal Fausto Pinato (PP-SP) comemorou a notícia. “Isso é incrível para os nossos produtores que tem passado por tempos difíceis. Essa tem sido uma das nossas bandeiras com a Subcomissão do Leite, que é ampliar o nosso mercado e valorizar o produto nacional. Sem dúvida, essa é uma grande conquista para o Brasil”, elogia o deputado.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com