Sexta, 19 de Julho de 2019
Correio Braziliense classifica Pinato como `Homem dos Generais´
12/07/2019 as 21:40 | Brasil | Da Redaçao
O deputado federal Fausto Pinato foi destaque na coluna “Blog do Vicente”, articulista do jornal Correio Braziliense em Brasilia. No texto publicado na noite desta sexta-feira, Vicente Nunes, destaca a atuação de Fausto Pinato no Congresso Nacional, mencionando o trabalho do parlamentar como presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, classificando, inclusive pelos membros do próprio partido (PP) como “homem dos generais”, sendo cumprimentado até com continência, em referência à amizade e bom convívio com militares do governo.

Leia o texto na íntegra:
O presidente Jair Bolsonaro é o “homem dos generais” no governo. Mas, no Congresso, essa alcunha pertence ao deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. É assim que alguns parlamentares, incluindo membros do próprio partido, o apelidaram. Nas reuniões de bancada ou entre amigos no Congresso, ele é cumprimentado por alguns até com continência, em referência à amizade e bom convívio com militares do governo.

O parlamentar tem sido uma figura presente no Palácio do Planalto desde o início da gestão. Muito próximo do general Santos Cruz, ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo, foi o último parlamentar a se reunir com o militar antes da demissão. O relacionamento se mantém na pasta. Nesta sexta-feira (12/7), foi recebido pelo atual titular, Luiz Eduardo Ramos, general quatro estrelas do Exército. A circulação do deputado no Planalto, no entanto, alcança outros ministérios.

O bom trânsito também é notado no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pasta comandada por Augusto Heleno, outro general. Na vice-presidência, o bom relacionamento com o general Hamilton Mourão é igualmente perceptível. Não é para menos. Pinato, presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, organizou um jantar no início de junho em celebração à viagem do vice para a China, quando participou da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação (Cosban).

A relação de Pinato também era boa com o general Floriano Peixoto, atual presidente dos Correios e ex-ministro-chefe da Secretaria-Geral. O único ministro palaciano com quem o “homem dos generais no Congresso” não se dá bem é com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. “Ali, quanto mais distância, melhor”, diz um assessor do parlamentar.

Fonte: Correio Braziliense, Vicente Nunes, Repórter há 32 anos. Não dispensa a boa informação. Está no Correio Braziliense desde 2000. Tem passagens pelo Jornal do Comércio, O Globo, Jornal do Brasil, Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil. Tem três prêmios Esso de Jornalismo Econômico (2009/ 2014/ 2015).
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com