Quarta, 24 de Abril de 2024

Equipe Sartore se destaca no controle de Javalis na região

10/07/2019 as 07:00 | Fernandópolis | Da Redaçao
A liberação da prática de controle populacional de javali em todo o Estado de São Paulo trouxe mais segurança para agropecuaristas do noroeste paulista. Uma equipe de profissionais totalmente autorizados pelos órgãos competentes tem se destacado nesse novo empreendimento.

Foram mais de 190 javalis abatidos nos últimos meses, evitando a devastação de lavouras e em diversos sítios e fazenda da região, incluindo outros estados da União. A Equipe Sartore – Controladores de Votuporanga e Fernandópolis - são os responsáveis por salvar fazendeiros e agropecuaristas atingidos pelo excesso populacional dos javalis.

O javali provoca desequilíbrio ambiental e prejuízos a lavouras de pequeno e médio porte. Sem predadores naturais no País, as populações do animal crescem de forma rápida. No Brasil já existem 44.408 registros ativos de "controladores" autorizados a capturar e abater javalis. Pelo menos 563 municípios brasileiros já foram oficialmente afetados pelo javali.

O processo de autorização para caça, que era feito no papel, passa a ser 100% digital. A normativa também dá detalhes de como devem ser as armadilhas usadas para a captura do animal e regulamenta o uso de cães. Fica permitido ainda o uso de armas brancas para o abate dos animais capturados. Na primeira legislação, de 2013, o uso de cães, armas brancas e armadilhas não eram proibidas, mas não havia detalhes de como esses artifícios deveriam ser empregados.

Outra novidade é que o cadastro das propriedades onde ocorrem as ações de controle passa a ficar vinculado ao número de Cadastro Ambiental Rural (CAR). A medida é considerada importante para o mapeamento das regiões de ocorrência de javalis.

Para que o serviço ocorra na propriedade rural, o proprietário emite uma autorização a equipe de comunica o dia em que o processo de abate do animal será feito. A própria Equipe Sartore também se encarrega do transporte dos javalis abatidos.

SERVIÇO:
A contratação da Equipe Sartore pode ser feita pelo telefone (17) 99719-8434
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com