Terça, 16 de Julho de 2019
Privatização da Sabesp não foi descartada, diz secretário
14/06/2019 as 19:54 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
O secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido, afirmou nesta sexta-feira (14) que não foi descartado o modelo de privatização da Sabesp.

O modelo de capitalização da estatal foi o que recebeu maior destaque durante evento do Lide que ocorreu nesta manhã.

Não é que foi descartada [a privatização]. Nossa primeira visão é a questão da capitalização, para mudar o patamar da Sabesp, transformá-la numa holding. Não se descarta uma privatização e uma empresa forte. A partir de quando se criar a holding, se aumenta a capacidade de investimento, ela passa a ser mais atrativa”, afirmou Penido.

Segundo o secretário, o grupo de trabalho está estudando a questão da Sabesp junto do conselho e trabalham todas as hipóteses. Penido destacou que o grande balizador do processo envolvendo a Sabesp será a aprovação do marco legal.

“PL [Projeto de Lei] foi aprovado no Senado e em revisão na Câmara. Esse vai ser o grande balizador e o norte que vai definir inclusive a finalização da modelagem e prazos previstos”, disse.

Questionado sobre como o governo pretende proceder com a capitalização, se seria por diluição da participação, disse que tudo vai ser definido na modelagem. “Valor do investimento depende justamente do que virá no fechamento do marco regulatório”, afirmou.

O Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo reforçou que, após a capitalização, a Sabesp terá capacidade para não só atuar em São Paulo, mas auxiliar outros agentes. “Ela tem capacidade para não só atuar no Estado de São Paulo, como também vir ajudar a blocos em outros locais e levar essa expertise para o Brasil, cuidando desse ponto que é frágil no País. Só 40% da população tem esgoto tratado”, disse.

Segundo Penido, este é um momento oportuno para que a empresa saia do patamar que está e passe a vir a ser uma empresa ainda maior e consiga elevar o potencial de investimento.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com