Quarta, 22 de Maio de 2019
Tite prepara convocação do Brasil com 6 grandes dúvidas
16/05/2019 as 13:12 | Brasil | Da Redaçao
O técnico Tite fará a convocação do Brasil para a Copa América nesta sexta-feira (17), às 11h (de Brasília), e existem muitas dúvidas no ar. Do goleiro aos atacantes é possível encontrar mistérios que não ficaram claros até agora. O treinador fez 8 amistosos desde a Copa do Mundo e não perdeu nenhum, mas mudou bastante a equipe que entrou em campo e teve desempenhos decepcionantes. Levando em conta todas pistas dadas por Tite, é possível destacar pelo menos 6 grandes dúvidas da escalação.

Quem será o 3º goleiro?

Alisson e Ederson estão consolidados como principais goleiros da Seleção há muito tempo. Mas o 3º goleiro nunca se firma. Na Copa do Mundo, Tite preferiu Neto, do Valencia. No Brasil existem muitos pedidos para que Cássio, Vanderlei e Fábio sejam chamados, mas recentemente Tite preferiu Weverton. Então o jogador do Palmeiras é favorito na disputa. Mas não dá para ficar surpreso com as outras opções citadas.

Quem serão os laterais direitos?

Logo depois da Copa do Mundo, Tite fez duas improvisações. Primeiro escalou o volante Fabinho na lateral. Depois colocou Militão, mais acostumado, como titular. Mas nenhum agradou tanto e poucos jogadores da posição de origem foram convocados, como Daniel Alves, Danilo e Fagner. Então a disputa parece bem aberta para as vagas de titular e reserva.

Quem serão os laterais esquerdos?

Nesta posição a disputa é mais restrita. Marcelo foi titular na Copa, mas caiu de desempenho no Real Madrid. Já Alex Sandro e Filipe Luís mantiveram um bom nível na Europa e pintam como favoritos na disputa. Alex Telles, do Porto, foi convocado uma vez e corre por fora na disputa.

Quem será o meia reserva?

Lucas Paquetá já se firmou como principal meia da Seleção Brasileira. Mas Tite quer uma outra opção além dele e Philippe Coutinho (que pode atuar como ponta) para essa posição. Renato Augusto chegou a ser observado na China, mas tem rejeição do público brasileiro. Felipe Anderson foi convocado uma vez, mas teve poucas chances de brilhar. Qualquer outro nome além destes 2 seria uma surpresa. E também é possível que ele abra mão de ter um meia reserva para convocar outro ponta…

Quem serão os pontas reservas?

Neymar na esquerda e Richarlison na direita provavelmente serão titulares nas pontas. Mas a disputa para ficar no banco (e sair eventualmente para mudar os jogos) é enorme. Jogadores mais experientes, como Willian e Douglas Costa, perderam espaço para mais jovens. Everton, David Neres, Lucas Moura e Vinicius Junior pintam como possíveis candidatos. Dudu, pedido por muitos, nunca agradou Tite. São duas ou no máximo três vagas, então não será fácil para Tite escolher os convocados – e provavelmente ele vai desagradar grande parte do público brasileiro, seja qual for a definição.

E o que fazer com Neymar?

No ano passado, Tite não convocou Douglas Costa porque ele se envolveu em uma agressão na Juventus. Recentemente Neymar agrediu um torcedor, então ficou a dúvida: será que o técnico do Brasil vai deixar de convocá-lo também? Isso é pouco provável, afinal trata-se do maior astro, camisa 10 e capitão do time. Mas é possível que Tite resolva puni-lo de alguma outra forma.

Posições que parecem definidas

Ao todo 15 jogadores parecem ter vagas garantidas: Alisson, Ederson, Militão, Marquinhos, Thiago Silva, Casemiro, Arthur, Fabinho, Allan, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Neymar, Richarlison, Roberto Firmino e Gabriel Jesus provavelmente serão chamados. O que pode atrapalhar alguns são as lesões – Thiago, Coutinho e Firmino tiveram problemas físicos recentementes.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com