Terça, 23 de Abril de 2024

Prefeitura explica como descartar corretamente o lixo e entulhos

Veja como organizar os materiais e para onde destiná-los
21/03/2019 as 06:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
Terreno limpo e livre de insetos e animais peçonhentos é extremamente importante para a saúde e segurança da população. Esta medida evita doenças e a proliferação de ratos, baratas, escorpiões, aranhas, mosquito Aedes Aegypti, entre outros. Por isso, as Secretarias de Meio Ambiente e Saúde de Fernandópolis fazem um alerta para que a população deixe seus lotes sempre limpos.

É proibido o descarte de qualquer tipo de resíduo ou lixo em terrenos ou lotes públicos ou privados. Porém, é verificado com frequência o lançamento irregular de plásticos, pneus, móveis velhos, sacos de lixo e papéis/papelão nestes locais.

Quem for limpar seu quintal ou terreno, com a retirada de grande quantidade de material, precisa contratar o serviço de caçamba para acondicionar e transportar os resíduos, que devem ser separados da seguinte forma:

Na caçamba: coloque somente os resíduos de construção civil (restos de tijolos, concreto, andaimes, tinta, etc), móveis velhos e ferro velho. A não separação correta dos resíduos acarreta na não aceitação da caçamba no Distrito Ambiental. Dessa forma, todo o resíduo terá que ser encaminhado ao aterro sanitário, aumentando o custo da limpeza para o proprietário do terreno e a poluição ambiental.

Demais recicláveis: plástico, papel ou papelão, latas de refrigerante e vidro devem ser acondicionados em sacos plásticos e destinados à coleta seletiva porta a porta.

Resíduos de poda ou capina: devem ser encaminhados ao Ecoponto de galhos para trituração e acondicionamento.

Lixo comum: deve ser ensacado para a coleta comum de lixo porta a porta.

Material reciclável: deve ser ensacado para a coleta porta a porta.

Os lotes sujos podem ser denunciados à Prefeitura de Fernandópolis por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800.772.4550 ou WhatsApp (17) 99729-4550. Em caso de dúvidas sobre a limpeza de terrenos, o munícipe deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (17) 3463-9014 ou Setor de Fiscalização da Prefeitura (17) 3465-0150.

Endereços dos locais de destinação dos resíduos:

Distrito ambiental: recebe as caçambas. Marginal Luís Brambati, s/n, com acesso pelo viaduto Horácio Fernandes Beata.

Ecoponto de galhos: recebe os resíduos de poda/ campina. Avenida Teotônio Vilella, s/n, atrás da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis).

ACARF (Associação dos Catadores de Fernandópolis): recebe os resíduos recicláveis.

Aterrosanitário de Meridiano: recebe o lixo comum.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com