Quinta, 25 de Abril de 2024

Jogador pode ser punido por preconceito contra brasileiros

18/03/2019 as 18:00 | Brasil | Da Redaçao
Atacante russo de 35 anos, Pavel Pogrebniak fez comentários preconceituosos contra brasileiros nesta segunda-feira (18), em entrevista ao jornal “Sport Express”. Ele criticou os 2 jogadores que se naturalizaram para defender a Rússia, Ari e Mário Fernandes.

Em relação a Ari, o atacante foi racista: “É estranho que um jogador de cor jogue pela seleção russa. Não vejo sentido. Para que Ari recebeu passaporte russo? Tenho uma opinião negativa a respeito”, disse Pogrebniak.

Sobre Fernandes, ele mostrou xenofobia: “nessa posição também temos Igor Smolnikov. Poderíamos ter continuado sem estrangeiros”, afirmou o jogador do Ural, da primeira divisão do Campeonato Russo.

O vice-diretor da União de Futebol da Rússia para a luta contra a discriminação, Aleksandr Baranov, anunciou nesta segunda-feira que o Comitê de Ética da entidade deve avaliar as declarações de Pogrebniak.

“As declarações são muito questionáveis e claramente não estão em consonância com os princípios da campanha mundial no futebol EqualGame. Não se pode definir o lugar de um jogador em uma seleção se baseando na cor da pele”, argumentou.

Baranov destacou que o Comitê de Ética estipula diferentes sanções, que vão de multas em dinheiro até a suspensão do jogador infrator.

Por outro lado, Grigori Ivanov, presidente do Ural, defendeu o jogador do clube. O dirigente ressaltou que Pogrebniak não chamou Ari de “negro”, mas “de cor”, e também se posicionou contra a concessão de passaportes para que estrangeiros defendam a seleção da Rússia.

Ari, que joga na Rússia desde que foi contratado pelo Spartak Moscou, em 2010, recebeu a cidadania russa em julho do ano passado, tarde demais para disputar a Copa do Mundo pelo país.

O técnico da seleção russa, Stanislav Cherchesov, o convocou em novembro para duas partidas, contra Alemanha e Suécia, mas o deixou fora da lista de convocados para as primeiras rodadas das Eliminatórias da Eurocopa.

O brasileiro, de 33 anos, teve que ser substituído devido a uma lesão durante o empate em 1 a 1 com o Valencia na quinta-feira passada, na partida de volta das oitavas de final da Liga Europa.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com