Quarta, 24 de Abril de 2024

250 famílias são evacuadas de área de barragem

18/03/2019 as 08:37 | Brasil | Da Redaçao
Mais de 250 famílias que moram ao longo do curso do rio Jaburu, em Ubajara, no estado do Ceará, foram realojadas. A Agência Nacional de Águas (ANA) fez um embargo provisório da barragem Granjeiro na última quarta-feira, 13 e recomendou a saída das famílias que moram na área por questões de segurança.

A agência reguladora informou, em nota divulgada neste domingo, 17, que a penalidade tem o objetivo de fazer com que a empresa Agroserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba adote medidas imediatas para minimizar os riscos de rompimento da estrutura.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, o realojamento das comunidades ribeirinhas é de caráter preventivo e temporário.

“A noite transcorreu tranquila lá. A maior parte das famílias foi removida para casas de parentes. Apenas 70 tiveram que ser levadas para o Santuário da Mãe Rainha. É importante destacar a importância do apoio da população que ainda não foi removida para que essa etapa do trabalho possa ser concluída com brevidade”, disse, em nota, o coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante do Corpo de Bombeiros.

Segundo a ANA, medidas de contenção da erosão na barragem já foram concluídas e agora está em andamento escavação de canal ao lado da barragem para liberação controlada de água e redução do armazenamento.

A agência informou que a empresa não poderá operar a barragem Granjeiro enquanto houver o embargo provisório.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com