Terça, 23 de Abril de 2024

Município faz parceria com a SUCEN para combater a dengue

Com a confirmação de 210 casos em 2019, município está em epidemia
15/02/2019 as 06:51 | Fernandópolis | Da Redaçao
Iniciou nesta semana a parceria do setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Fernandópolis com a SUCEN (Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo) para as ações de combate à dengue.

A novidade foi anunciada na tarde desta quinta-feira, 14, na primeira reunião do ano do Comitê de Combate à Dengue.

O serviço da SUCEN em parceira com a prefeitura consistirá em realizar a nebulização pelas residências de Fernandópolis, especialmente nos locais onde há mais casos de dengue. Além disso, a equipe da Vigilância em Saúde tem realizado outras ações preventivas, como as visitas casa a casa, bloqueio nas regiões onde há suspeita da doença, orientação a diretores de escola e confecção de panfletos informativos.

Logo após a confirmação dos primeiros casos de dengue em Fernandópolis no ano de 2019, foi realizada análise e confirmado a circulação do Subtipo 2 da dengue em Fernandópolis, que é de maior gravidade. Em 2018 circulava apenas o Subtipo 1 no município.

Ao longo do ano de 2018, Fernandópolis teve a confirmação de 118 casos de dengue; em 2019 já são 210 mais 411 casos pendentes (aguardando resultado de exames). A Vigilância em Saúde informou ontem que o município está em epidemia de dengue.O município ainda não tem casos de zika vírus ou chikungunya neste ano.

“Com a quantidade menor de casos em anos anteriores, a população infelizmente diminuiu a preocupação com o aedes aegypti, desta forma aumentou a quantidade de criadouros do mosquito e, consequentemente, de casos da doença”, explicou a enfermeira Aline Furlan.

A população precisa colaborar com as ações para evitar o aumento de casos de dengue em Fernandópolis, basta evitar o acúmulo de água parada nos quintais e prédios particulares, já que vasilha com água serve de criadouro ao mosquito transmissor da doença.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com