Quarta, 24 de Abril de 2024

No verão é preciso redobrar ações de combate ao Aedes Aegypti

Mosquito é o transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya
16/01/2019 as 07:57 | Fernandópolis | Da Redaçao
Verão tem calor, chuva e também todas as condições para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Com previsão de chuva para a segunda quinzena do mês de janeiro em Fernandópolis, a Vigilância em Saúde alerta para os cuidados que a população deve ter para evitar doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

No ano passado, Fernandópolis teve 252 notificações para dengue, com 83 confirmações, 129 resultados negativos e 40 pendentes (ainda aguardam resultado do exame); para zika foram cinco notificações, todas descartadas; já de chikungunya foram realizados 23 exames, com uma confirmação, 19 exames com resultados negativos e três pendentes.

De 2019, já são 71 notificações e duas confirmações de dengue; duas notificações de zika, ainda sem os resultados; e quatro notificações de chikungunya aguardando análise dos exames.

Para garantir a saúde de toda família e diminuir a quantidade de larvas do mosquito aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a ter alguns cuidados:

– Elimine qualquer local que possa acumular água parada: o Aedes gosta de água limpa e parada para depositar os seus ovos, que se transformarão em lavas e, em 10 dias, em novos mosquitos. O Ministério da Saúde recomenda que sejam eliminados os pontos, pelo menos, uma vez por semana.

Para eliminar os pontos, deixe pneus e garrafas sempre virados de cabeça para baixo em um local seco e coberto e não seja possível o acúmulo de água.

Os pratinhos, que ficam embaixo dos vasos de plantas, também são um local que o mosquito gosta. Por isso, coloque areia nos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Caixas d’água e piscinas sem tratamento de água com cloro devem ser fechadas.

– Use repelente: Em áreas abertas, que tenham muitos mosquitos e possa ter um local favorável à proliferação, utilize repelente, principalmente nas pernas e pés. O Aedes prefere picar membros inferiores, como pés e tornozelos.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com