Quinta, 18 de Abril de 2019
Unicamp 2019: segunda fase do vestibular começa neste domingo
13/01/2019 as 09:40 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
A Unicamp inicia neste domingo (13) a aplicação da segunda fase do vestibular 2019 para 18,9 mil candidatos em 16 cidades de São Paulo e mais cinco capitais.

Ela é dividida em três dias de exames, cada um deles com quatro horas de duração, e a comissão organizadora (Comvest) recomenda ao candidato chegar ao local de exame às 12h, uma vez que a entrada é permitida somente até 13h.

Neste primeiro dia, a avaliação reúne as provas de redação (composta por duas propostas de textos) e a de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa - formada por seis questões dissertativas. A universidade oferece 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação nesta modalidade, e esta é a primeira edição em que ela adota as cotas étnico-raciais para elevar a inclusão social.

Agenda

Segunda-feira (14) - matemática, geografia e história - cada prova com seis questões;
Terça-feira (15) - física, biologia e química - cada prova com seis questões;
Cada prova também terá será formada por seis questões dissertativas, informou a Comvest.

O que pode levar para a prova?
Documento de identidade original indicado na inscrição;
Foto 3x4 - tirada em 2018 ou 2019;
Caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha;
Régua transparente e compasso;
Água, sucos, doces;
É permitido uso de bermudas e vestimentas leves

O que NÃO pode levar?
Aparelhos celulares (devem ser desligados imediatamente ao entrar na sala e colocar em embalagem; ele pode ser retirado após o candidato deixar o prédio);
Equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova;
O candidato pode usar relógio para controlar o tempo, mas ele deve ficar no chão.

Locais de prova
Além de 16 cidades paulistas, incluindo a capital, a segunda fase do vestibular será aplicada em outros estados. Salvador (BA) e Curitiba (PR) foram incluídas na lista da Unicamp neste ano, e as avaliações também serão realizadas em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).

A Comvest destaca que os os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas divulgados, porque eles não são necessariamente os mesmos onde fizeram a primeira etapa do vestibular.

Outros formatos
O total de vagas disponíveis no vestibular 2019 diminuiu após a Unicamp adotar novos formatos para aumentar a inclusão social. Uma delas foi a reserva de 645 cadeiras para ingresso via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - o candidato teve a possibilidade de participar das duas seleções.

Além disso, a universidade estadual destinará 90 oportunidades a estudantes que foram premiados em olimpíadas ou competições de conhecimentos realizadas entre 2017 e o ano passado.

Calendário
Provas de habilidades específicas: 21 a 25 de janeiro
Divulgação da 1ª chamada: 11 de fevereiro
Matrícula não-presencial: 12 de fevereiro
Divulgação das notas da 2ª fase e classificação: 14 de fevereiro

A Unicamp
Fundada em 1966, a universidade estadual conta com 34 mil alunos matriculados em cursos de graduação e programas de pós-graduação, segundo o site oficial. Os três campi, localizados nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba, compreendem 24 unidades de ensino e pesquisa.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com