Sexta, 19 de Abril de 2024

Segunda fase do Vestibular Unicamp 2019 começa amanhã

12/01/2019 as 08:59 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
Os candidatos convocados para a 2ª fase do Vestibular Unicamp 2019 farão as provas do processo seletivo a partir do próximo domingo (13), aplicadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas.

Vale destacar que os exames serão realizados até a próxima terça-feira (15), em 21 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

De acordo com a Comvest, a prova terá início às 13h, mas a orientação é para que os estudantes cheguem com antecedência. Estão aprovados para a segunda fase 18.933 candidatos. Todos os aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido.

Local e horário de prova

A recomendação é para que os candidatos cheguem ao local às 12h. Sair de casa com antecedência é fundamental, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito intenso em algumas regiões. Os organizadores também orientam os alunos a fazerem o percurso até o local antes do dia do exame, para o conhecimento do caminho.

Os candidatos devem ficar atentos aos locais dos exames, uma vez que os pontos não serão necessariamente os mesmos nos quais os candidatos estiveram na 1ª fase. Cada um dos exames é composto por seis questões, com exceção da Redação. As provas têm a seguinte distribuição:

* 13/01/2019 (domingo, a partir das 13h) – Prova de Redação (duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelos candidatos) e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;

* 14/01/2019 (segunda-feira) – Prova de Matemática, prova de Geografia e prova de História;

* 15/01/2019 (terça-feira) – Prova de Física, prova de Biologia e prova de Química.

O que levar

Na 2ª etapa, os candidatos deverão levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, caneta preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. No primeiro dia da segunda fase, além do material já mencionado, o candidato deverá levar uma foto 3×4 tirada em 2018 ou 2019.

É vedada a utilização de telefones celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana e lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O aluno poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os aparelhos deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

A Comvest fornecerá embalagens nas quais o candidato deverá guardar o celular desligado. Ao entrar na sala de prova e receber a embalagem, o candidato deverá desligar imediatamente o telefone e colocá-lo na embalagem. Os estudantes devem retirar os celulares das embalagens após saírem do prédio. Estão permitidos água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves.

Próximas datas

As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2019.

A primeira chamada será divulgada em 11 de fevereiro. Os convocados nessa chamada deverão efetivar a matrícula não presencial, pela internet, apenas em 12 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico. Quem não realizar a matrícula virtual ficará excluído das próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2018.

Este ano, 69.761 candidatos fizeram a prova da 1ª fase, na disputa por uma das 2.589 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

Duração

– Tempo máximo de prova: quatro horas
– Tempo mínimo em sala: duas horas e trinta minutos

Dicas

– Durma cedo e tente não estudar um dia antes da prova

– Separe o documento original de identidade e a caneta esferográfica

– Evite imprevistos. Conheça o local onde fará a prova e planeje-se para chegar antecipadamente

– Evite comidas gordurosas e frituras
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com