Sexta, 19 de Abril de 2024

Meirelles assume Fazenda de SP e promete não aumentar impostos

05/01/2019 as 09:39 | Estado de São Paulo | Da Redaçao
O novo secretário da Fazenda do estado de São Paulo, Henrique Meirelles, assumiu o cargo nesta sexta-feira (4) e prometeu não aumentar impostos. Ele disse também que vai combater a burocracia na abertura de empresas e que pretende criar empregos.

Meirelles, que foi ministro da Fazenda no governo do ex-presidente Michel Temer, vai cuidar das finanças do estado mais rico do país. Também fica sob a responsabilidade dele o programa de desestatizações, parte central da proposta do novo governo.

O secretário já avalia a possibilidade de privatizar a Sabesp, empresa estadual de saneamento. Como uma de suas primeiras medidas, Meirelles disse que deve tornar mais transparente a política de incentivos fiscais concedidos a empresas e, inclusive, revisar os que estão em vigor.

Meirelles disse, ainda, que as empresas que receberem incentivos fiscais vão ter que garantir a geração de empregos e vão ser cobradas por isso.

“Deixar claro: temos total condição de deixar muito transparente qual é o incentivo e qual é a contrapartida, o que a empresa se compromete em termos de emprego e vendas. E cobrar isso e condicionar isso a manutenção dos incentivos ao cumprimento desses objetivos”, disse.

O novo secretário disse que será preciso um esforço de arrecadação e crescimento da máquina pública, mas descartou, a princípio, aumento de tributos.

Sobre a abertura de novas empresas, ele afirmou que pretende que se leve até três dias para concluir esse processo.

“Aqui vamos chamar de Empreenda Fácil, que é um sistema que viabiliza a abertura rápida de novas empresas. Na medida em que falamos de crescimento é importante que se facilite isso para o estado crescer mais e criar mais empregos. E hoje no início desse processo São Paulo gastava mais de 100 dias para registrar uma empresa, então estamos num processo pra chegarmos a três dias no final”.

No setor público, além de ministro da Fazenda no governo Temer, Meirelles foi presidente do Banco Central no governo Lula e, nas últimas eleições, candidato à presidência pelo MDB.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com