Quarta, 24 de Abril de 2024

Adeus

01/01/2019 as 12:11 | Fernandópolis | Sérgio Piva
Na versão eletrônica do Grande Dicionário Houaiss, existem várias acepções para o verbete adeus. Uma informa que adeus é uma “palavra, gesto, sinal de despedida e, por vezes, de saudação”.

Começo por essa primeira definição, pois estou me despedindo do Ministério de Comunicação da IPI de Fernandópolis, depois de dez anos de atuação nesse departamento, desde sua criação em outubro de 2008.

Foram anos de trabalho e dedicação à comunicação da igreja, com bons resultados, talvez não tantos quanto eu desejava, mas há projetos que são feitos em conjunto, especialmente na igreja, e que, assim, não dependem exclusivamente de uma única pessoa para que seja colocado em prática.

O carro chefe do Ministério de Comunicação é o Boletim Semanal, que hoje, com essa edição especial, chega ao número 545. Nos dez anos em que editei o BS, falhei apenas um domingo, 23 de setembro de 2018, cujo edição foi publicada no domingo seguinte, juntamente com o boletim do dia 30 de setembro.

Apesar de ser um simples folheto aos olhos de muitas pessoas, a publicação do boletim em todos os domingos, além de proporcionar a oportunidade de praticar a responsabilidade, também permitiu a mim muito aprendizado e aquisição de conhecimentos que utilizo em outras áreas de atuação, enriquecendo diversos aspectos da minha profissão, além do registro histórico da IPI de Fernandópolis que ficará gravado nas páginas do boletins editados em todos esses anos.

O trabalho voluntário na igreja, isto é, quando se faz gratuitamente, sempre possibilita o crescimento pessoal, alcançando inevitavelmente o campo profissional, pelo fato dessa atividade ser dedicada não somente às pessoas, sobretudo A Deus.

A Deus, este é o segredo do crescimento humano, dedicar-se ao trabalho que beneficia outras pessoas, mas tributado A Deus. Sem questionamentos sobre quanto ou como será sua retribuição pessoal, pois ela sempre virá, de uma forma ou de outra, às vezes não de forma palpável, todavia sempre visível.

Agradeço a todas as pessoas que, juntamente comigo, se dedicaram ao Ministério de Comunicação nesses anos nos quais foi me dada a incumbência de lidera-lo. Muito obrigado pelo trabalho e auxílio nas tarefas atribuídas ao nosso ministério. Seja qual a função que cada um tenha desempenhado, certamente seu esforço, por mínimo que tenha sido, foi recompensado por Deus.

Outro significado atribuído ao verbete adeus no Houaiss explica que se trata de “fórmula de despedida com que se pede a proteção de Deus para quem fica ou parte e que significa ´Deus fique contigo’, ‘Deus vá contigo´.

Nesse sentido, peço a proteção de Deus ao trabalho do Roberto Casagrande, que assumirá como novo líder do Ministério de Comunicação em 2019. Desejo que o Roberto realize um excelente trabalho e que, dessa forma, possa promover seu autocrescimento humano e o desenvolvimento profissional.

Da mesma forma, desejo que Deus siga comigo em meus novos projetos, que me oriente a novos caminhos ou me ensine a caminhar diferente, como disse o poeta amazonense Thiago de Mello em seus versos: “Não tenho caminho novo/ o que tenho de novo é o jeito de caminhar./ Mas com a dor dos deserdados/ e o sonho escuro da criança que dorme com fome/ aprendi que o mundo não é só meu./ Mas sobretudo aprendi/ que na verdade o que importa/ antes que a vida apodreça/ é trabalhar na mudança do que é preciso mudar/ cada um na sua vez/ cada qual no seu lugar”.

Por isso, encerro utilizando uma interjeição daquele verbete, dizendo adeusinho, porque dá sensação de brevidade, de alguém que diz adeus para logo voltar, já que não sei qual será o caminho, caso outro se abra, qual será a mudança ou se a atuação se dará no mesmo palco.

Feliz Ano Novo! Que seja um ano de novos caminhos, nova maneira de caminhar e de mudanças, se preciso for, mas que o ano que vem surgindo sempre pertença A DEUS.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com