Quinta, 18 de Abril de 2024

Pessuto assina convênio para liberação dos recursos do MIT

Fernandópolis agora é oficialmente Município de Interesse Turístico
15/12/2018 as 06:51 | Fernandópolis | Da Redaçao
O prefeito André Pessuto esteve nesta sexta-feira, 14, em São Paulo para a assinatura do convênio com o governo do Estado concretizando Fernandópolis como MIT (Município de Interesse Turístico). A partir de agora, Fernandópolis está autorizado a iniciar os processos de contratação de empresa para realizar a revitalização da Praça Joaquim Antônio Pereira, orçada em cerca de R$590 mil.

“É com muita satisfação que oficializamos esta tão importante conquista para Fernandópolis. Com os recursos que receberemos vamos investir e melhorar nossa cidade para, em breve, lutarmos para sermos também uma estância turística. Com um passo de cada vez, vamos ter um município cada vez melhor”, disse o prefeito André Pessuto.

Para conseguir o status de Município de Interesse Turístico, as secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento e Planejamento envolveram-se em uma grande força-tarefa. Obedecendo aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, foi preciso realizar duas audiências públicas, elaborar o plano diretor de desenvolvimento turístico do município, com um levantamento contendo a história de Fernandópolis, seus potenciais, pontos fortes e fracos, seus índices, eventos e atrativos. Também foi elaborado um inventário turístico destacando os eventos de Fernandópolis.

Além de tudo isso, eram exigências que o município tivesse COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) ativo, Fundo Municipal de Turismo e um setor relacionado a turismo na Prefeitura. O projeto de Fernandópolis passou por várias avaliações técnicas, depois foi aprovado em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

De acordo com a secretária Municipal de Cultura, Iraci Pinotti, Fernandópolis vai receber cerca de R$500 mil por ano para investir inicialmente em infraestrutura de turismo. “Primeiro nós vamos melhorar o que já temos para que a nossa cidade seja mais atrativa e bonita e possa crescer neste setor”, explicou.

O primeiro projeto vai contemplar melhorias na praça Joaquim Antônio Pereira, com a construção de um palco totalmente acessível e colocação de novos bancos na praça. Posteriormente, a intenção é construir a Casa do Artesão e o Posto de Informações Turísticas.

Iraci Pinotti destacou ainda que também foi criado o “Maravilhas do Rio Grande”, que é a união dos municípios da região que tornaram-se MIT com o intuito de fortalecer os atrativos turísticos destes locais e criar um roteiro turístico.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com