Terça, 23 de Abril de 2024

Prefeitura de Meridiano realiza vacinação contra a raiva

06/12/2018 as 20:51 | Meridiano | Da Redaçao
A Prefeitura Municipal de Meridiano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o setor de Vigilância Sanitária realizou a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal no período de 24/11 á 01/12/2018. A campanha alcançou a marca de 1832 animais imunizados.

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso do homem, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.

A raiva está controlada e sem apresentar registro de casos em humanos, mas ainda oferecem risco devido ao alto número de morcegos, cachorros e gatos, principais transmissores do vírus.

Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve-se lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão, e procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com