Quarta, 21 de Agosto de 2019
Jovem vítima de meningite tem 5 órgãos captados para transplantes
25/09/2018 as 18:38 | Araçatuba | Araçatuba e Região
Com morte cerebral constatada desde segunda-feira (24), em decorrência de meningite bacteriana, o humorista Raul Messa, de 24 anos, terá cinco órgãos captados para transplante. Serão doados, com aval de familiares, duas córneas, dois rins e o fígado.

A doação de órgãos de pacientes vítimas de meningite é autorizada pela Central Nacional de Transplantes após uma rigorosa análise de exames realizados no doador, desde o diagnóstico da doença até a constatação da morte cerebral.

A reportagem do Araçatuba e Região apurou que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos da Santa Casa de Araçatuba enviou à central nacional os exames feitos em Raul, permitindo, desta forma, a definição de quais órgãos serão captados.

A retirada de córneas, rins e fígado será realizada por profissionais do Hospital de Base de São José do Rio Preto, junto com os da Santa Casa. No entanto, não há divulgação até o momento para onde os órgãos do doador serão encaminhados para serem transplantados.

No caso de Raul Messa, o fato de ele ser medicado desde a última quarta-feira (19), quando chegou à Santa Casa de Araçatuba, com antibióticos, fez com que os órgãos que serão captados permanecessem em boas condições e sem riscos de passar a meningite para os receptores.

ESPERANÇA

No sábado (22) pela manhã, familiares que estiveram na Santa Casa informaram que Raul estava corado, com a pressão boa e o coração batendo normalmente. No entanto, o fluxo sanguíneo no cérebro era quase zero.

No domingo à noite, a família o visitou novamente e ficou com a esperança renovada, porque Raul mexeu a pálpebra e um dedo, após receber estímulo de voz dos entes queridos. Até os batimentos cardíacos aumentaram, contou um familiar.

Porém, nesta segunda, o jovem passou a não responder mais e, após os protocolos médicos, a morte cerebral foi diagnosticada.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com