Quinta, 25 de Abril de 2024

Jovem humorista de 24 anos morre vítima de meningite bacteriana

25/09/2018 as 11:09 | Araçatuba | Araçatuba e Região
O humorista Raul Messa, de 24 anos, que vinha despontando no stand-up comedy em Araçatuba, teve morte cerebral nesta segunda-feira (24). Vítima de meningite bacteriana, ele estava internado desde a quarta-feira (19) na Santa Casa local.

O jovem vinha sendo submetido a tratamento com antibióticos, mas seu quadro piorou no fim de semana. A família autorizou a doação de órgãos.

O paciente com meningite e morte cerebral pode ser doador desde que estivesse sendo tratado, o que é o caso de Raul. Porém, são realizados todos os exames para avaliar a viabilidade da doação, após a autorização da família.

O trabalho é coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa, que encaminha o perfil do paciente para a Central Nacional de Transplante de Órgãos. Lá é feita a análise de compatibilidade com pacientes que estão na fila de espera por um órgão. Na manhã desta terça-feira (25), médicos da Santa Casa estão realizando o procedimento para a captação dos órgãos. É a 14ª captação que o hospital faz este ano.

ESPERANÇA

No sábado (22) pela manhã, familiares que estiveram na Santa Casa informaram que Raul estava corado, com a pressão boa e o coração batendo normalmente. No entanto, o fluxo sanguíneo no cérebro era quase zero.

No domingo à noite, a família o visitou novamente e ficou com a esperança renovada, porque Raul mexeu a pálpebra e um dedo, após receber estímulo de voz dos entes queridos. Até os batimentos cardíacos aumentaram, contou um familiar.

Porém, nesta segunda, o jovem passou a não responder mais e, após os protocolos médicos, a morte cerebral foi diagnosticada.

“GRIPE”

Raul começou a se sentir mal no domingo (16), com dor no fundo do olho, febre e mal-estar. Pensou que fosse uma gripe. Como não melhorou, sua irmã, Carol, o levou ao hospital na quarta-feira e, no caminho, começou a convulsionar.

No hospital, foi diagnosticado com meningite bacteriana e passou a ser tratado com antibióticos, mas entrou em coma e não resistiu.

O fotógrafo Ângelo Cardoso, que é primo da vítima, conta que Raul era um ser humano diferenciado. “Ele era muito inteligente, via a vida de outra forma, gostava muito de ler e de filosofar a vida”, afirmou. “Ele era muito solidário, era capaz de dar o seu próprio prato de comida se alguém pedisse”, completou.

Raul era natural de Campo Grande (MS), mas veio para Araçatuba para ficar perto da irmã, Carol, do sobrinho, primos e tia, após o falecimento de sua mãe. No ano passado, viajou para a Europa. Ficou um tempo lá, mas preferiu voltar.

O jovem estava despontando como comediante junto com outros três amigos. No mês passado, chegou a fazer um show com a humorista Nany People, em Araçatuba. Além de artista, ele trabalhava em um restaurante no centro da cidade.

O corpo de Raul Messa deve ser liberado na tarde desta terça-feira para a família. O velório e sepultamento serão realizados no Cemitério Jardim da Luz, na via Olegário Ferraz. Porém, os horários ainda não foram definidos.

DOENÇA

A meningite bacteriana começa com sintomas que pioram lentamente por três a cinco dias.

Os sintomas incluem sensação de mal-estar geral, febre, irritabilidade, dor de cabeça, pescoço rígido, sensibilidade à luz e vômito. Algumas pessoas apresentam dor de garganta, tosse e entupimento do nariz, o que pode ser confundido com uma gripe, como foi o caso de Raul.

O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue e punção lombar, para retirada e análise do líquido cefalorraquidiano.

Em Araçatuba, foram registrados 30 casos de meningite em 2018, com quatro óbitos, segundo a Vigilância Epidemiológica do município. Raul é a quinta vítima da doença este ano. Em 2017, foram 43 casos e seis mortes.



O QUE É MENINGITE?

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno e, das virais, no verão.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele.

COMO SE TRANSMITE?

Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta.

A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, principalmente, nas infecções por enterovírus.

COMO É O TRATAMENTO DA DOENÇA?

O tratamento é feito de acordo com a causa da meningite diagnosticada pelo médico, variando desde o tratamento para alívio dos sintomas (nas meningites virais e traumáticas) até a antibioticoterapia (nas meningites bacterianas, fúngicas e eosinofílicas).

De um modo geral, a antibioticoterapia é administrada por via venosa por um período de 7 a 14 dias, ou até mais, dependendo da evolução clínica e do agente etiológico.

No caso da meningite bacteriana, o tratamento com antibiótico deve ser instituído tão logo seja possível, preferencialmente logo após a punção lombar e a coleta de sangue para hemocultura. O uso de antibiótico deve ser associado a outros tipos de tratamento de suporte, como reposição de líquidos e cuidadosa assistência.

A precocidade do tratamento e diagnóstico são fatores importantes para o prognóstico satisfatório das meningites. Quanto mais rápido o atendimento médico, maiores as chances de uma boa recuperação do paciente, reduzindo o risco de óbito ou sequelas (paralisia dos membros, perda auditiva, perda da visão, etc).
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com