Sexta, 19 de Abril de 2024

Cólera

19/09/2018 as 12:05 | Fernandópolis | Marcos Orati
Decidi viver assim: Quando estou zangado, conto até dez antes de falar. Quando estou muito zangado, conto até cem, e, em seguida, não falo nada e não faço nada. Faço serenar meu coração e entrego tudo nas mãos de Deus. Funciona, experimente!

Muitos se tornam reféns de seu temperamento e pagam um alto preço por isso, perdendo, inclusive, seus melhores amigos. O mau gênio é o vício que mais enfraquece as pessoas. Ora, um homem verdadeiramente forte é aquele que evita contendas e se domina na hora do furor. Aquele que pode controlar um momento de raiva, pode evitar meses de aborrecimentos, e, às vezes até anos. Sempre que permitimos a explosão da cólera, terminamos envergonhados; uma pessoa prudente jamais deixará que sua cólera se aqueça até se transformar em água quente.

A irritação é a suprema insensatez... o mau gênio é um sinal de inferioridade. Devemos fugir de gente assim, diz a Bíblia: “Não faça amizade com os briguentos, nem ande com quem se ira facilmente, pois aprenderá a ser igual a eles e colocará a si mesmo em perigo” - Pv 22:24 (NVI).

Quando a ira explodir em nosso peito, devemos fechar a boca imediatamente, e assim permanecer por algum tempo; como o fogo ela vai se apagar por falta de ar. O rancor é uma carga demasiadamente pesada para qualquer pessoa carregar, por isso, declara a Palavra de Deus: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva” (Ef 4:26) NVI.
A cólera é como um vento que apaga a luz da nossa mente; a cólera é como o ácido que acaba destruindo as coisas sobre as quais é derramado. Agir num momento de cólera é como tentar içar uma vela no meio de uma tempestade.

O tamanho do ser humano pode ser medido pela dimensão das coisas que faz quando está irado. A irritação no coração é uma porta aberta para Satanás entrar, matar e destruir. É por isso que cada minuto que ficamos zangados perdemos 60 segundos de felicidade e paz. O maligno quer nos roubar isso, criando situações de guerra entre amigos, familiares e ambiente de trabalho.

Ainda bem que “A cólera de Deus só dura um momento, mas a sua bondade é para a vida toda” (Sl 30:5).

“Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades” – Ef 4:31 (NVI).

Texto Ap. Sinomar Silveira

Reflita: Gálatas 5: “22. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, 23. a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. 24. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. 25. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!”

Deus abençoe
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com