Sexta, 19 de Abril de 2024

O Respeito Mútuo

03/07/2018 as 11:19 | Fernandópolis | Marcos Orati
1 Timóteo 1:”5. Essa ordem está sendo dada a fim de que amemos uns aos outros com um amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira.”

O respeito é uma parte fundamental da vida cristã, que transforma os relacionamentos com outras pessoas. Temos o dever de mostrar respeito pelos outros e pode conquistar respeito através de uma vida correta.

Respeito significa ter consideração, dando valor a outra pessoa. Quando alguém tem respeito por outra pessoa, trata essa pessoa com honra e dignidade. Respeito também pode significar dar valor ou importância a alguma coisa, como a lei ou regras morais.

Respeito é uma consequência do amor. Quem ama dá valor à pessoa amada e quer tratá-la com dignidade e respeito. Devemos amar e respeitar todas as pessoas (1 Pedro 2:17).

O respeito devido a Deus
Deus merece todo nosso respeito. Ele é mais sábio, mais poderoso e infinitamente superior a nós em todas as coisas. Deus também é nosso Pai, que nos ama e deu tudo para nos salvar. Por isso, Deus merece nosso amor, nossa honra e nosso respeito (1 Timóteo 1:17).

Respeitar a Deus é respeitar tudo que é bom. Quando respeitamos a Deus ganhamos respeito por Seus mandamentos e Seus conselhos. Isso significa que damos valor à palavra de Deus e a levamos a sério.

2 Crônicas 19: “9. Ele lhes deu a seguinte ordem:
— Cumpram com honestidade todos os seus deveres para com Deus, o Senhor, respeitando-o e obedecendo-lhe com todo o coração.”

O respeito por autoridades

A Bíblia diz que devemos ter respeito pelas pessoas que são autoridades em nossas vidas: pais, professores, líderes da igreja, patrões, governantes...

As autoridades merecem respeito pela grande responsabilidade que têm. Nem todas as autoridades são brilhantes mas devemos orar por elas e fazer o que podemos para ajudar as autoridades a fazerem um bom trabalho (1 Timóteo 2:1-2). O respeito pelas autoridades é essencial para uma vida pacífica.
É o dever das autoridades fazer seu melhor para serem dignos de respeito (Tito 2:2). Particularmente na igreja, as autoridades devem ser exemplos de vida, seguindo a Jesus.

O respeito no casamento

O respeito é uma das bases essenciais de um bom casamento. Cada cônjuge deve ter respeito pelo outro, procurando tratá-lo com honra e dignidade (Efésios 5:33). Onde há respeito, há união.
Quando os dois se respeitam dentro do casamento, muitos abusos são evitados. Quem respeita seu cônjuge não o quer machucar nunca! Cada um procura o bem do outro, por amor.

O que respeito não significa?

O respeito por outras pessoas não significa:
• Concordar sempre com outra pessoa
• Aceitar tudo que a pessoa faz
• Se submeter ou participar de coisas erradas

Respeito significa tratar pessoas com honra e dignidade, mesmo quando mostramos nossa discordância com elas. Não é dar nosso aval a tudo que outra pessoa faz! Nosso respeito maior deve ser sempre para com Deus e Suas leis. O respeito pela dignidade humana não significa respeito pelo pecado.

Muitas pessoas caem no erro de pensar que respeitar as autoridades significa se submeter a injustiça ou não fazer nada sobre atos errados que cometem. Mas é perfeitamente legítimo mostrar descontentamento com o erro e a injustiça. Apenas precisamos fazer isso de maneira respeitosa, procurando não tratar ninguém mal.

Reflita: Romanos 12: “17. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.18. Façam todo o possível para viver em paz com todos.”

Deus abençoe
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com