Terça, 16 de Abril de 2024

Docente da UNIFEV participa de audiência pública em Brasília

Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga ministrou palestra em evento promovido pela Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (dia 14)
20/06/2018 as 00:00 | Votuporanga | Da Redaçao
A docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEV Profa. Dra. Terezinha de Oliveira Gonzaga participou, na última quinta-feira (dia 14), de uma audiência pública em Brasília (DF), promovida pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.

O evento, que teve como tema A mulher e o direito à cidade, recebeu representantes de todo o País, como deputadas, pesquisadoras, jornalistas, arquitetas, docentes e movimentos feministas. Na oportunidade, Terezinha ministrou uma palestra sobre a importância da atuação feminina na construção e no desenvolvimento das cidades.

Em sua fala, a professora, que leciona as disciplinas de Urbanismo e Habitação de Interesse Pessoal do curso de Arquitetura da Instituição, ressaltou que em todo o processo democrático brasileiro as mulheres estiveram presentes. "Mesmo com o nosso papel fundamental na sociedade, hoje, enfrentamos violências cotidianas, tanto no âmbito público, como no privado. As mulheres negras, por exemplo, em sua grande maioria, são analfabetas, realizam o trabalho doméstico e ganham os piores salários", afirmou.

Neste sentido, a professora defendeu a criação de políticas públicas urbanas eficientes, que atendam às necessidades sociais e culturais da população feminina. "Somos maioria nas escolas, hospitais, creches e unidades habitacionais, além de compormos 70% do trabalho informal. Apesar de produzirmos a cidade, não usufruímos o direito à cidade. Esta realidade tem que mudar", completou.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com