Sexta, 19 de Abril de 2024

Fernanda Gentil diz que está bem e critica boatos sobre mal-estar

20/06/2018 as 00:00 | Brasil | Da Redaçao
Fernanda Gentil usou seu Insta Stories nesta terça-feira (19) para um longo desabafo após ser alvo de notícias falsas após ter um mal-estar, no domingo (17), na Rússia.

A jornalista aproveitou para avisar que está recuperada e ressaltou que já voltou ao trabalho. “Estou aqui primeiro para dizer que está tudo certo, está tudo bem. Estou ótima. Já voltei, voltei a trabalhar hoje. Mas para falar também sobre um assunto que eu já estava matutando na minha cabeça há um tempo”, disse.

A loira explicou que viu muitos boatos de que seu problema de saúde seria bem mais grave do que realmente foi. “Em português claro, eu li que eu voltei para o Brasil, eu li que eu ia ficar uma semana na geladeira. Eu li que eu e várias pessoas passaram mal e que eu já estaria há dias no hospital. Gente, vamos apurar? De jornalista para jornalista. E também isso é um apelo ao público que lê: cuidado com o que vocês estão consumindo”, alertou.

A jornalista deu a entender que apenas sofreu uma alergia após consumir algum alimento, provavelmente, camarão. “Isso é muito importante porque eu também sou o público, eu também consumo notícias. A gente está nos dois lados da moeda. Eu escrevo, mas eu também leio. E eu me sinto idiota quando eu leio uma coisa nesse nível. Eu quero que vocês sintam isso também. Mas antes de ser público ou jornalista, eu sou um ser humano como qualquer outro. Tanto como quem escreve como quem lê… que passa mal, que come um camarão, que tem uma alergia, precisa ficar um dia fora e depois volta a trabalha. Não tem nenhuma outra notícia além dessa. Esse é um exemplo… um dos menores talvez que eu pudesse falar. Eu vejo muitos colegas passando por isso, enfim, não vem ao caso falar, é porque aconteceu comigo agora… é um apelo”.

Gentil mostrou-se preocupada com o alcance de boatos na internet e o impacto que isso pode ter na família das pessoas que são alvos desses rumores. “Eu acho que a gente está em uma era que não é mais novidade para ninguém que todo mundo tem voz. Todo mundo tem uma rede social, todo mundo tem um lugar para falar, para dar pitaco, opinião. Todo mundo, e nesse sentido eu digo imprensa… eu tenho certeza que todo mundo que escreve alguma coisa tem uma família, um filho, uma mãe, um afilhado, tem um tia, tem uma avó. Tem alguém que ame e se preocupa com essa pessoa”, ressaltou.

Na sequência, a jornalista fez um apelo para que todos os colegas de profissão apurem a notícia antes de publicá-la. “Então vamos tentar fazer a simples, mas importante missão… qualquer tipo de imprensa, seja pequena, média ou grande, tem um canhão na mão. Proporcional ao seu público, óbvio, mas tem um canhão. Então eu faço um apelo para a gente ter cuidado com o que a gente escreve. Mais do que nunca, de se colocar no lugar do outro que também tem uma mãe, uma tia, uma namorada, um afilhado, que se preocupa com essa pessoa. Antes de escrever qualquer coisa sem apurar, sem investigar, vamos realmente fazer um esforço mental para pensar até que ponto vale soltar uma manchete, uma notícia por clique. Porque eu entendo que para algumas pessoas hoje clique seja vida, seja dinheiro… sei lá o que. Mas acho que é um preço muito alto que a gente paga só por clique”, avaliou.

Por fim, Fernanda Gentil explicou que seu apelo é muito mais para quem escreve do que para quem lê. “Não vamos vender a nossa credibilidade, a nossa apuração, a qualquer custo. Por uma manchete? Enfim, é só isso. É que eu já dei algumas entrevistas na vida e a manchete é tão nada do que a gente falou. A gente fala coisa tão legal e quando sai a manchete a gente vê que é só para chamar clique. E a pessoa clica mesmo. Eu quero com tudo isso, resumidamente falando, avisar a minha família e os meus amigos que eu não tive tempo de avisar, que souberam pela internet por muitas notícias falsas, que eu estou bem. Está tudo certo, principalmente para quem acompanha meu trabalho, eu já voltei hoje”, concluiu.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com