Sexta, 19 de Abril de 2024

Aniversário de Votuporanga terá inaugurações e eventos

Calendário festivo inclui 15 cerimônias de inauguração e entrega de obras, além de importantes eventos, como Desfile Cívico, Fliv, Sipat, Jogos Regionais e Mutirão do MEI
14/06/2018 as 07:50 | Votuporanga | Da Redaçao
No dia 8 de agosto, Votuporanga completa 81 anos de uma história marcada por altos índices de desenvolvimento e importantes conquistas, que colocaram a cidade em posição de destaque no cenário nacional.

Para comemorar essa importante data festiva, a Prefeitura preparou uma extensa programação, repleta de inaugurações e atrações culturais gratuitas. No total, serão 13 obras entregues, além da adaptação de 21 escolas no combate a incêndio.
O calendário festivo será marcado pela concretização de uma série de conquistas na área da Educação: inauguração da nova Creche no Jardim Itália: revitalizações das três maiores escolas municipais (Faustino, Pieroni e Clary); entrega da adaptação contra incêndios em 21 unidades de ensino; a inauguração da nova sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação e a realização do 5º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista com mais de 1,2 mil pessoas presentes.

Nesta quinta-feira (14/6), o prefeito João Dado iniciará as comemorações do aniversário do município, às 17 horas com a entrega da revitalização do CEM “Profª. Clary Brandão Bertoncini”, localizado no bairro Chácara das Paineiras. Na próxima semana, é a vez do CEM “Deputado Narciso Pieroni” e, no final de agosto, do CEM “Faustino Pedroso”.

Ainda dentro das obras a serem entregues, no dia 21 de junho (quinta-feira), às 9h, o prefeito realiza uma visita de entrega da primeira parte da construção do Lar Viver Bem, no Jardim Alvorada. Já no dia 6 de julho (sexta-feira), também às 9h, será inaugurada a nova sede do Tiro de Guerra "Cabo Samuel Pereira”, no Jardim Santo Antônio.

Na área de esportes, a Prefeitura inaugura o Parque Aquático "Saverio Maranho” na avenida Mário Pozzobon, e realiza a entrega da revitalização do Ginásio “Mário Covas”, ambos no dia 20 (sexta-feira), quando também acontece abertura da 62ª edição do Jogos Regionais, às 19h, na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”. Na semana seguinte, no dia 27 (sexta-feira), é a vez do novo Centro de Convivência do Idoso “Walter Guerche”, no Jardim Bom Clima, cuja cerimônia de inauguração terá início às 9h.

8 de agosto

O dia 8 de agosto também será marcado por mais uma edição de um dos mais tradicionais eventos da cidade: o Desfile Cívico. A festividade em comemoração aos 81 anos de fundação do município será realizada na rua Amazonas, a partir das 9h, com a participação de diversos grupos e instituições de Votuporanga, compondo um grande cortejo, cujo trajeto será concluído no Centro Cívico Cultural “Vereador José Dirceu de Carvalho”, com direito a diversas apresentações na Concha Acústica.

As comemorações seguem ao longo do dia, com uma apresentação conjunta da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes e do Coral Canto Livre, às 18h, no anfiteatro do Parque da Cultura “Prof.ª Adoração Garcia Esteves Hernandez”, próximo à avenida Ângelo Bimbato.

Já às 19h30, será celebrada uma missa em Ação de Graças pelo 81º aniversário da cidade, na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Avenidas revitalizadas

No feriado de 8 de agosto (quarta-feira), dia do aniversário do município, serão entregues as revitalizações de três importantes avenidas que levam o nome de personalidades políticas da história de Votuporanga: Avenida João Gonçalves Leite, às 15h30; Avenida Hernani de Mattos Nabuco, às 16h30; e Avenida Onofre de Paula, às 17h30, juntamente com a inauguração da nova alça de acesso à Rodovia Péricles Bellini.

Atrações culturais, eventos e solenidades

As festividades dos 81 anos de Votuporanga contemplarão uma extensa programação de eventos e atrações culturais gratuitas e abertas a toda a comunidade. Em junho, as apresentações comemorativas incluem a Audição de Encerramento do Semestre da Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’”, no dia 26/6 (terça-feira), às 20h, na Concha Acústica; e o espetáculo musical “Migrantes” do Coral Canto Livre, com regência de Márcio Zarsi, no dia 29/6 (sexta-feira), às 20h30, no Centro de Convenções.

O mês de julho inicia com a quarta edição do “Concerto a Dois Pianos”, realizado em parceria com a Unifev, com apresentação de composições de Chopin. A atração será apresentada no Centro de Convenções, no dia 1º/7 (domingo), às 20h.

Ainda em julho, estão previstos: a primeira edição do Arraiá do projeto “Votuporanga em Ação”, às 19h, no dia 14/7 (sábado), na sede da Associação Antialcoólica; a Mostra de Encerramento dos cursos semestrais CTMO/Senac, nos dias 21 e 22/7 (sábado e domingo), das 10h às 22h, no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”; o 1º Festival de Arrancadas da Associação Motor Racing, também nos dias 21 e 22/7, das 9h às 17h, no Centro de Eventos “Helder Henrique Galera”; a Abertura da Feira Regional de Turismo, no dia 21/7 (sábado), às 10h, no Centro de Cultura e Turismo; e uma visita do prefeito à carreta do Super MEI, no dia 24/7 (terça-feira), às 14h, no pátio da unidade votuporanguense do Sesi-SP.

Entre as atrações agendadas para agosto, estão: a sétima edição do Sarau do Núcleo de Iniciação de Artes Cênicas (NIAC), no dia 3/8 (sexta-feira), às 20h30, no Centro de Convenções; o Bon Odori de Votuporanga, no dia 4/8 (sábado), às 20h, no Ginásio "Jane Maria de Lacerda Soares"/CSU; e uma nova sessão do espetáculo musical “Migrantes” do Coral Canto Livre, no dia 5/8 (domingo), às 18h, no Centro de Cultura e Turismo.

No dia 6 de agosto (segunda-feira), a Câmara de Vereadores de Votuporanga realiza uma Sessão Solene, em homenagem aos 81 anos do município. A cerimônia é aberta a toda a população e terá início às 18h, no Plenário “Dr. Octávio Viscardi”.

Em 12 de agosto, o Coral de Violas “A Voz de Sertão” do Centro de Folclore e Cultura de Votuporanga traz uma apresentação especial ao Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali", às 18h. No dia 14/8, uma formatura de alunos do Programa de Educação Profissional CTMO/Senac toma conta do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, a partir das 20h.

No dia 18/8 (sábado), às 18h, os alunos da Escola Municipal de Artes realizam uma nova apresentação, no Centro de Cultura e Turismo, onde também acontece a Tarde Afro, no dia 19/8 (domingo), a partir das 18h, com programação organizada pelo projeto Axé Criança. Ainda no dia 19/8, a Comunidade Católica de Votuporanga promove o Encerramento da Semana Nacional da Família, às 20h30, na Concha Acústica.

O dia 20/8 (segunda-feira) será marcado pela abertura 14ª edição da Semana Integrada de Prevenção de Acidentes de Trabalho de Votuporanga (Sipat), às 19h. O evento segue com uma programação diversificada até o dia 25 de agosto (sábado), no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, com atividades gratuitas, voltadas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

No mês setembro, a cidade recebe a 4ª edição do Encontro de Aeromodelismo - AVA Fest 2018, realizado pela Associação Votuporanguense de Aeromodelismo (AVA). O evento acontece entre os dias 7 (sexta-feira) e 9/9 (domingo), das 9h às 18h, na Pista de Aeromodelismo da AVA, localizada no 6º Distrito Industrial. Já no dia 16/9 (sexta-feira), a partir das 10h, Votuporanga sedia o 1º Festival de Carros Antigos, no Parque da Cultura.

Nos dias 26 (quarta-feira) e 27/9 (quinta-feira), das 9h às 16h, o Centro do Empreendedor da Prefeitura recebe mais uma edição do Mutirão do Microempreendedor Individual (MEI), com atendimentos gratuitos a pequenos empreendedores, que poderão se formalizar como MEI, obter informações e até mesmo créditos para alavancar seus negócios. O evento é um projeto da TV Tem, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga e a Associação Comercial, com apoio do Sebrae.

Já no dia 29/9 (sábado), a programação do VotuGospel, realizada pela Comunidade Cristã do município, ocupa a Concha Acústica, a partir das 20h.

FLIV

Neste ano, o calendário de comemorações da Prefeitura inclui um dos eventos mais aguardados pela população: a 8ª edição do Festival Literário, Cultural e Turístico de Votuporanga – FLIV 2018. Considerado um dos maiores eventos multiculturais do país, o Festival será realizado em diversos espaços do Parque da Cultura e terá início no dia 7 de setembro (sexta-feira), com cerimônia de abertura a partir das 19h, seguindo até 16 de setembro. A programação completa do evento será divulgada em breve.

Confira a programação completa das festividades no link a seguir: https://bit.ly/2JF6znq
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com