Terça, 23 de Abril de 2024

Presidente do Paraguai inaugura embaixada do país em Jerusalém

21/05/2018 as 08:50 | Mundo | Da Redaçao
O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, inaugurou nesta segunda-feira (21) a embaixada do seu país em Jerusalém. O Paraguai é o terceiro país a adotar a medida, depois dos Estados Unidos, na semana passada, e a Guatemala, dias depois.

"A decisão concretiza outro acontecimento histórico em nossos vigorosos laços de amizade - coincide com a comemoração da criação do Estado de Israel, que meu país acompanhou nas Nações Unidas, decidida e decisivamente, há 70 anos", afirmou Cartes.

O presidente do Paraguai considerou, em discurso, que o ato de hoje tem profunda significação, expressa "na amizade sincera e na plena solidariedade do Paraguai com Israel".

"Não sou amigo de posições mornas ou ambíguas", disse Cartes, defendendo a decisão de apoiar uma "nobre e valente nação", com a qual a república do Paraguai compartilha "valores e princípios como democracia, liberdade, defesa dos direitos humanos e tolerância".

Ele ressaltou que admira "profundamente" Israel, que "defende heroicamente sua soberania e integridade, seu direito de viver em paz, construindo uma nação com exemplar desenvolvimento econômico e social, prosperidade e bem-estar para seus filhos". Lembrou o "caminho difícil percorrido por milênios" por essa nação.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, participou do ato e agradeceu o passo dado por Assunção.

"Este é um grande dia para Israel, um grande dia para o Paraguai, um grande dia para a nossa amizade. Vocês fizeram muito pelo seu país e agora estão fazendo muito por nossos países. Nós lembramos de nossos amigos. Obrigado Horacio, obrigado Paraguai", ressaltou Netanyahu, lembrando que "o Paraguai ajudou os judeus a escapar da Alemanha nazista".

"Vocês fizeram isto antes do Holocausto, durante o Holocausto e depois do Holocausto. Um ato de benevolência e misericórdia que estará sempre em nosso coração", acrescentou o premiê israelense.

Cartes ressaltou que o Paraguai "antes, mas especialmente durante sua liderança, deu passos valentes frente à comunidade internacional para rejeitar mentiras sobre Israel e apoiar essa nação nos fóruns internacionais".

Ele prometeu o aumento da cooperação e das relações, para que "flua como a água", já que a República do Paraguai tem, desde agora, "não só o apoio do governo, mas também a profunda gratidão do povo de Israel".
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com