Sábado, 20 de Abril de 2024

Município faz campanha de prevenção ao câncer de boca

Ação acontece de 23 de abril a 1° de junho, com “Dia D” em 12 de maio
21/04/2018 as 07:51 | Fernandópolis | Da Redaçao
A Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis realiza de 23 de abril a 1° de junho a Campanha de prevenção do câncer de boca, sendo o “Dia D” em 12 de maio.

A ação, coordenada pelo serviço de saúde bucal da cidade, tem como objetivo diagnosticar toda e qualquer alteração em cavidade oral, sendo ou não maligna e encaminhar para avaliação especializada e tratamento,quando necessário.

Esta campanha prioriza as pessoas com mais de 45 anos de idade dentro dos grupos que fazem parte do público-alvo da vacinação contra a gripe. Porém, todo morador pode ser encaminhado para atendimento, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa e passar por avaliação pelo cirurgião dentista.

Toda rede de saúde do município de Fernandópolis está envolvida nesta ação. No “Dia D”, além das unidades, haverá atendimento na Central de Saúde e na praça Joaquim Antônio Pereira (Central), onde cirurgiões dentistas estarão disponíveis para realização da avaliação juntamente com estudantes do curso de odontologia da Universidade Brasil. Além da participação e apoio da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

A avaliação é realizada por meio do exame intrabucal pelo cirurgião dentista. Ele verifica toda cavidade oral, incluindo lábios, gengiva, céu da boca (palato), assoalho da boca, língua, orofaringe (garganta) e dentes.

De acordo com a cirurgiã dentista Luciana Simonato, uma das coordenadoras desta campanha em Fernandópolis, este trabalho é fundamental para “diagnosticar precocemente o câncer bucal, por meio do diagnóstico de lesões com potencial de malignização. Se tratado incialmente, o paciente tem maiores chances de sobrevida e possivelmente terá melhor qualidade de vida do que se for tratado tardiamente”.

Os pacientes que forem diagnosticados com qualquer alteração, seja maligna ou benigna, serão encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) para avaliação por especialista e realização de conduta necessária.

“Fernandópolis tem hoje cerca de 20 pacientes com câncer de boca em acompanhamento no CEO. No entanto, cabe ressaltar que todos eles estão em tratamento em centros especializados (São José do Rio Preto, Jales ou Barretos)”, contou Luciana Simonato.

Quem não fizer parte do público-alvo da campanha e quiser ser examinado, pode procurar pelo cirurgião dentista da unidade de saúde para avaliação durante todo o ano.
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com