Terça, 16 de Abril de 2024

André Pessuto comemora conquista do MIT para Fernandópolis

11/04/2018 as 07:59 | Fernandópolis | Da Redaçao
O prefeito André Pessuto usou as redes sociais na noite desta terça-feira, para comemorar a aprovação do projeto de Lei 398/2017, de autoria do deputado estadual Gilmar Gimenes que transforma Fernandópolis em Município de Interesse Turistico – MIT.

O anuncio foi feito pelo deputado Gilmar Gimenes por meio de um vídeo nas redes sociais, Com essa aprovação, a cidade passa a receber R$ 650 mil anuais para investimento no setor. “Fernandópolis pode comemorar”, com entusiasmo anunciou Gilmar Gimenes.

Em 31 de maio Câmara Municipal, em sessão extraordinária, aprovou projeto enviado pelo prefeito André Pessuto, que na época iniciava o cadastramento no MIT (Município de Interesse Turístico). Fernandópolis era uma das cidades que ainda não havia conseguido cadastro para serem beneficiados com recursos anuais que podem ultrapassar R$ 500 mil reais.

Para que Fernandópolis fizesse parte deste benefício, a Secretaria de Cultura, por meio da secretaria Iraci Pinoti e vários servidores, confeccionaram um inventário sobre o potencial local.

Os dados foram levantados em tempo recorde, para que o cadastro fosse feito com sucesso no governo do Estado de São Paulo. A lei que beneficia municípios com capacidade turística foi criada em 2015.

Todos os Municípios do Estado de São Paulo (exceto os que já possuem o titulo de Estância) já podem pleitear o Titulo de Município de Interesse Turístico por meio de um Deputado Estadual.

Fernandópolis teve que apresentar Potencial Turístico, Serviço Médico, Meio de hospedagem, Ponto de alimentação (Bares, restaurantes, lanchonetes entre outros) Informações Turísticas, (Serviço de informações turísticas como um site, por exemplo) Coleta de resíduos sólidos (Serviço de coleta que atenda a população local e o fluxo turístico), Abastecimento de Água (Água potável que atenda a população local e o fluxo turístico), Atrativos Turísticos (Atrativos turísticos de expressividade), Comtur (Conselho municipal de turismo formado e em atividade) e Plano Diretor de Turismo (Trata-se de um plano estratégico de desenvolvimento turístico).

Fernandópolis formatou um Conselho do Turismo, com a criação de um plano diretor e de marketing durante seis reuniões registradas em cartório.

Depois de cadastrado, Fernandópolis contou com ajuda do deputado Gilmar Gimenes que apresentou projeto na Alesp e na tarde desta terça-feira, o texto foi aprovado pelos deputados estaduais.

O projeto segue para sansão do governador Márcio França.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com