Segunda, 24 de Setembro de 2018
Egressos do curso de Psicologia da FEF se destacam no mercado
13/03/2018 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
Em 1981, os integrantes da equipe do Departamento de Pediatria do Hospital de Base da FAMERP, preocupados com os problemas comportamentais apre­sentados por crianças em internações prolongadas, solicitaram a contratação de uma psicóloga para atuar na enfermaria pediá­trica, constituindo o início da estruturação do atual Serviço de Psicologia da instituição.

Na década de 90, foi implementado o Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), subsidiado pelo governo do estado de São Paulo. Este programa utiliza um modelo de formação baseado no treinamento em serviço, que combina prática e iniciação à pesquisa em Psicologia da Saúde, destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os psicólogos desenvolvem grande parte de suas atividades integrando - se à equipes interdisciplinares, em especialidades médicas diversas, que envolvem área cirúrgica, clínica, transplantes, pediatria, oncologia, entre outros. O Hospital de Base (HB) e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) insere os profissionais da saúde para o trabalho em contextos variados, como ambulatórios, enfermarias, Pronto Atendimento e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), centro cirúrgico e obstétrico, entre outros. As funções dos psicólogos incluem avaliação e acompa­nhamento de pacientes (individualmente ou em grupos), delineamento e im­plementação de programas de prevenção de doenças e promoção de saúde, ensino/supervisão e desenvolvi­mento de pesquisas.

Ao longo de 30 anos, o Serviço de Psicologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto tem contribuído com a formação, treinamento e capacitação na área, e vários psicólogos recém-formados de todo o lugar do Brasil, ingressa no Programa de Aprimoramento e Aperfeiçoamento. Dentre esses profissionais, psicólogos egressos da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) compõem esse cenário desde 2005, com a formação da primeira turma da graduação em Psicologia, a qual oferece uma grade curricular diversificada e vários campos de estágio, entre eles, a disciplina e estágio em Psicologia da Saúde sob a responsabilidade da prof. Carla Zanin. A partir de então, 23 psicólogos da FEF puderam se especializar em Psicologia da Saúde e ingressar na área. Destes, quatro psicólogos foram efetivados na instituição, sendo eles: Eliane Lucânia, Vanessa Lourenção, Fernando Magalhães e Andressa Zacheo. Já os demais, se mantêm na área em outras cidades e estado.

Neste ano, quatro psicólogos, egressos da FEF, passaram no processo seletivo do Programa e estão inseridos nas seguintes áreas: Amanda dos Santos Ferreira atuando em Unidade Coronariana (UCOR) e cardiologia, Lucilene da Silva Andrade, em oncologia e cuidados paliativos, Lucas Teixeira em UTI Cardiopediátrica e oncopediatria e Natasha Toquetão em Ginecologia e Obstetrícia, com mulheres em gravidez de alto risco e com má-formação fetal, e planejamento familiar.

A coordenadora do curso, Prof. Ms. Radila Fabricia Salles, orgulhosa, parabeniza os profissionais e deseja sucesso na atuação escolhida por cada um deles.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com