Quinta, 25 de Abril de 2024

Prefeito adere a programa que auxilia em licitações e compras

Ferramenta funciona como uma rede de conhecimentos técnicos para agilizar processos
08/02/2018 as 07:50 | Votuporanga | Da Redaçao
Dos 645 municípios paulistas, Votuporanga está entre as 100 cidades selecionadas para receber o projeto piloto de um dos maiores institutos de pesquisa do Brasil, o IPT, que terá como objetivo auxiliar prefeituras nos processos de compras e licitações.

Para oficializar a parceria, o prefeito João Dado assinou o convênio em São Paulo durante o lançamento da iniciativa realizada nesta terça-feira (6/2) na sede da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Ele esteve acompanhado dos vereadores Meidão e Wartão e do Diretor do Departamento de TI da Prefeitura, Evandro Ricardo Saraiva e do técnico Wagner Hashimoto.
Chamado de Plataforma IPT “Pró Municípios”, um site será disponibilizado para conectar as prefeituras com o conhecimento técnico do instituto em engenharia e tecnologia. Por meio desse canal apresentado como “descomplicado”, os gestores públicos poderão tirar dúvidas, buscar informações e tudo o que precisarem para o auxílio na redação de textos e para agilizar processos ligados a compras e licitações. Além disso, serão oferecidas capacitações presenciais às equipes das Prefeituras em diversos temas.

No evento em São Paulo, alguns exemplos foram apresentados. “Se formos, por hipótese, comprar algum equipamento ou licitar algo sobre a qual ainda não temos experiência, podemos consultar os técnicos que nos darão o caminho mais ágil e correto. Podemos também tirar dúvidas como ‘que medidas devemos adotar para reduzir o consumo de energia em edificações’ ou então ‘o que devo exigir de tal empresa que vai me prestar serviço’. Enfim, é um suporte fundamental que vai revolucionar e dar mais dinâmica para essa burocrática área”, destaca o prefeito João Dado.

Os técnicos também ficarão à disposição das Prefeituras para a necessidade de visitas presenciais a fim de conferir a qualidade de um produto adquirido por meio de licitação.

A plataforma deve ser disponibilizada em breve para Votuporanga e todos os outros municípios.

IPT

O IPT é um instituto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e há mais de cem anos colabora para o processo de desenvolvimento do País.

Um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, o IPT conta com mais de 39 laboratórios e mais de mil profissionais altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas - inovação, pesquisa & desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento & apoio metrológico, e informação & educação em tecnologia.

Para o setor público, o Instituto atua em diversos temas buscando promover soluções inovadoras a fim de otimizar o uso de recursos e melhorar o bem estar da população.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com