Quinta, 18 de Abril de 2024

MIT: Dado anuncia conclusão do projeto de sinalização turística

Projeto já foi encaminhado ao Governo do Estado e prevê instalação de placas indicativas de diversos atrativos do município
08/12/2017 as 07:50 | Votuporanga | Da Redaçao
Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (7/12), em seu gabinete, o prefeito João Dado anunciou a primeira ação de Votuporanga enquanto Munícipio de Interesse Turístico (MIT): a conclusão do projeto de sinalização turística e comunicação visual, que prevê a instalação de 177 placas informativas verticais, indicando a localização de 41 pontos da cidade, incluindo atrações turísticas e equipamentos que sirvam ao visitante, como hotéis, restaurantes e hospitais.

O projeto recém-finalizado já foi encaminhado ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, a fim de que seja pleiteada uma verba de aproximadamente R$260 mil, voltada para a execução das obras necessárias. A previsão é a de que um parecer do órgão seja emitido ainda na primeira quinzena de dezembro.

Caso os recursos sejam conquistados, o prazo proposto para o início da instalação das placas é de até 180 dias após a assinatura do convênio. A ideia é a de que, futuramente, o projeto de sinalização seja ampliado em Votuporanga, abrangendo um total de 62 pontos espalhados por todo o município.

Durante a coletiva, o prefeito afirmou que a instalação das placas “promoverá uma importante divulgação dos espaços turísticos e de interesse público do município, trazendo uma nova configuração visual ao espaço urbano, que auxiliará o visitante em sua estadia na cidade”.

De acordo com a secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, “a sinalização turística é uma importante ferramenta não só para o acolhimento ao turista, mas também para a orientação da própria população, que também poderá se beneficiar dos atrativos indicados pelas placas”.

O projeto foi desenvolvido por diversas secretarias da Prefeitura e contou com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).


MIT

No último mês de novembro, o prefeito João Dado participou, ao lado do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Turismo, Fabrício Cobra, da assinatura da sanção da lei que classifica Votuporanga como um dos 31 mais novos Municípios de Interesse Turístico (MIT) do Estado de São Paulo.

A cidade conquistou o título após o resultado favorável da votação da Assembleia Legislativa Estadual (Alesp), que, na sessão do dia 26 de outubro de 2017, aprovou o projeto, de autoria do deputado estadual Carlão Pignatari.

Com a classificação de Votuporanga como Município de Interesse Turístico, a Prefeitura passa a receber, anualmente, cerca de R$ 650 mil em recursos vindos do Governo do Estado, que devem ser investidos no fomento ao turismo como propulsor da economia local, gerando empregos e renda.

Além de Votuporanga, receberam o MIT, em 2017, as cidades de Altinópolis, Araraquara, Araras, Areias, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Itapuí, Itupeva, Jaú, Lençóis Paulista, Limeira, Lins, Mairiporã, Mira Estrela, Mogi das Cruzes, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Rancharia, Registro, Riolândia, Rosana, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santo Expedito, São Simão, Tabatinga, Tambaú e Uchôa.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com