Domingo, 19 de Novembro de 2017
Palestras alertam sobre oportunidades de carreira e emprego
11/11/2017 as 11:09 | Votuporanga | Da Redaçao
Evento foi promovido pelo deputado Carlão Pignatari, Instituto Teotônio Vilela e Unifev
“A revolução no mundo do emprego - desafios e oportunidades de carreira no novo mercado de trabalho” – este foi o tema do ciclo de palestras promovido pelo deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), em parceria com o ITV (Instituto Teotônio Vilela de São Paulo) e a Unifev. O evento ocorreu no auditório da Cidade Universitária, na noite de quinta-feira – 9, das 20h às 22h30.

O ciclo de palestras foi dirigido aos alunos dos cursos de ADM (Administração), Engenharia da Produção e Contabilidade, ligados ao empreendedorismo. Os palestrantes relataram experiências que podem apontar as estratégias de carreira; e como o Poder Público e o setor privado podem auxiliar os jovens a desenvolvê-las.

O deputado Carlão Pignatari deu as boas vindas a todos e explicou que a intenção era mostrar aos jovens estudantes as mudanças que estão ocorrendo no mundo, de uma forma muito rápida, que todos têm que se adaptar aos novos tempos para se inserir ao mercado de trabalho.

O suplente de senador José Aníbal (PSDB), presidente do ITV, também falou das mudanças do mundo tecnológico. “A máquina vai cada vez mais ocupando espaço, mas nada substitui a inteligência do homem. Por isso, a solução é estudar muito”. Aníbal acrescentou que “a internet e a inteligência artificial só podem funcionar se houver gente como vocês por trás”.

Logo em seguida, o professor Osvaldo Gastaldon falou sobre a visão de um especialista. Enfocou três pontos: O que mudou? - citando a quase extinção de algumas profissões; O que está mudando? – a tecnologia está tomando os espaços, então o que virá por aí?; e finalmente, O que não muda – destacando o lado humano, pessoa, criatividade, a inovação. “A capacidade de criação não será substituída”, arrematou.

O ex-prefeito Junior Marão abordou a visão do Poder Público. Explicou que a maior dificuldade é atrair empresas para a região. “Quando algumas dessas empresas resolvem vir para cá, elas preferem se instalar no Mato Grosso do Sul, para pagar menos imposto, é a chamada guerra fiscal”.

O ex-prefeito ainda citou que criou um Centro de Inovação Tecnológica voltado para as áreas de móveis, uma das vocações de Votuporanga e região; borracha, por ser a região a maior produtora de látex do Brasilo; e geração de energia solar. Lembrou ainda que a cidade possui diversas escolas de ensino técnico profissionalizante: Senac, Senai, IFSP, Etec e CTMO, além da Unifev, que é a maior instituição de ensino superior da região.

A visão da iniciativa privada foi exposta pelo empresário Euclides Facchini Filho. Para ele, a robótica e a informática não estão tomando empregos, mas substituem o trabalho insalubre, exemplificando com os setores de solda e pintura de sua empresa, cujos trabalhadores eram expostos a perigos causados pelo calor, radiação e gases.

Facchini, entretanto, recomendou que as pessoas devem fazer o que gostam. “Não interessa a formação. Tem gente de formação diversa do que faz. Quem tem o privilégio de fazer o que gosta é muito feliz. Nossa formação acadêmica é para nos fazer pensar, questionar e mudar as coisas”. Encerrando, disse que o mundo é dinâmico, porém a essência do ser humano permanece.

A visão técnica ficou por conta da analista de cultura empreendedora do Sebrae, Carla Karina Bussoloti, que falou sobre os desafios do (novo) mercado de trabalho, empreendedorismo e inovação. Segundo ela, na visão do Sebrae, empreendedorismo é um conjunto de comportamentos, de hábitos, que pode ser trabalhado, adquirido e praticado.

De acordo com Carla, o empreendedor olha a sua volta e verifica quem são as pessoas que o rodeiam, o que pode fazer para melhorar o relacionamento com seu cliente; tem sonho, vontade e desejo; vai em busca da realização. “Empreender é a forma que cada um encara os desafios e busca fazer o que gosta”.
MAIS LIDAS
ULTIMAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com