Quinta, 25 de Abril de 2024

UNIFEV promove 2ª edição do concurso "Experimentos de Química"

Competição, realizada em parceria com a Diretoria de Ensino de Votuporanga, nesta quarta-feira (dia 18), reuniu cerca de 70 alunos e professores, no Campus Centro
20/10/2017 as 00:00 | Votuporanga | Da Redaçao
O curso de Química da UNIFEV, em parceria com a Diretoria de Ensino de Votuporanga, promoveu, na manhã desta quarta-feira (dia 18), a etapa final da 2ª edição do concurso Experimentos de Química.

A competição, que aconteceu no laboratório da graduação, no Campus Centro, reuniu cerca de 70 alunos e professores de escolas estaduais do município e da região.

O projeto, cujo objetivo é incentivar e difundir os conhecimentos acerca da área entre estudantes do Ensino Médio, teve sua fase inicial desenvolvida ao longo do semestre, em sala de aula, ocasião em que foram produzidos vídeos das experiências.

Ao todo, foram selecionados 18 experimentos para a grande final, sendo seis de cada série (1ª, 2ª e 3ª). De acordo com o coordenador interino do curso de Química, Prof. Dr. João Victor Marques Zoccal, a disputa surpreendeu pelo nível elevado das apresentações.

"Todos os alunos ganharam medalhas e certificados de participação. Ficamos muito satisfeitos com a dedicação e empenho dos adolescentes. Eles estudaram muito e, realmente, fizeram o seu melhor. Agradeço imensamente à Diretoria de Ensino pela parceria e, em especial, ao professor Edivam Sanches, que não mediu esforços para que o evento fosse realizado por mais um ano".

A competição, composta por uma banca avaliadora, classificou as equipes em três categorias: 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio. As escolas Porfírio Pimentel (Macaubal), Profa. Enny Tereza Longo Fracaro (Votuporanga) e Prof. Álvaro Duarte de Almeida (Cosmorama) foram as primeiras colocadas, respectivamente.

Concurso de Redação

A grande novidade deste ano foi a realização de um concurso de redação, promovido pelo curso de Letras da UNIFEV, em parceria com a Diretoria de Ensino - área de Língua Portuguesa.

As equipes selecionadas durante a primeira fase enviaram, juntamente com os vídeos, um texto dissertativo-argumentativo sobre a importância do experimento para o cotidiano de cada um.

Segundo o coordenador da graduação em Letras, Prof. Esp. Paulo Rogério Ferrarezi, em virtude da excelente qualidade dos textos apresentados, todos os participantes foram certificados, sem que houvesse uma classificação distintiva. "Dentre os objetivos do projeto está a demonstração prática das relações transdisciplinares possíveis entre segmentos do ensino: os conteúdos de Química e de Língua Portuguesa. Esses conhecimentos serão úteis nas produções textuais que englobam o campo da pesquisa científica", completou.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com