Quinta, 25 de Abril de 2024

Prefeito licenciado de Ilha Solteira deve ser solto nesta quarta

04/10/2017 as 13:20 | Ilha Solteira | Ilha de Notícias
O prefeito licenciado de Ilha Solteira e ex-deputado estadual, Edson Gomes (PP), pode ser solto nesta quarta-feira. Ele está preso há seis meses no Centro de Ressocialização de Araçatuba. Ontem (03/10) o STJ (Superior Tribunal de Justiça) concedeu dois habeas corpus em favor de Gomes.

Com a decisão desta terça-feira, também foram beneficiados o ex-diretor municipal de Cultura, Nilson Nantes e o empresário Uesley Severo. Mesmo sendo colocado em liberdade, Edson Gomes não poderá reassumir a prefeitura, porque o mesmo órgão determinou que ele fique afastado do cargo por 180 dias. Atualmente a prefeitura é conduzida por seu filho, o vice-prefeito Otávio Gomes (DEM).

Edson Gomes conseguiu dois habeas corpus contra dois pedidos de prisão feitos pelo Ministério Público. O primeiro, por possíveis irregularidades em licitações feitas no seu último governo, principalmente para a realização de eventos (como a Fapic de 2010), e de ter provocado prejuízo de até R$ 1,4 milhão para os cofres públicos.

O julgamento aconteceu na tarde desta terça-feira (03), em Brasília. A defesa de Edson Gomes conseguiu reverter um cenário até então desfavorável, vencendo por um placar de 3 x 2. Em 12 de setembro, quando ele foi interrompido após um pedido de vista feito pelo presidente da Sexta Turma do STJ, ministro Rogério Schietti Cruz, os habeas corpus haviam sido negados por dois dos cinco ministros do Tribunal. Hoje, Rogério Cruz deu voto favorável aos pedidos de habeas corpus feitos pela defesa de Edson Gomes, sendo seguido por outros dois ministros, garantindo a vitória, e a liberdade, do prefeito licenciado de Ilha Solteira.

Edson Gomes estava preso desde 28 de março, quando se entregou à Polícia, depois de quase quatro meses foragido. Ele foi empossado prefeito de Ilha Solteira e, em seguida, transferido para o Centro de Ressocialização de Araçatuba.

Em 10 de abril, a Câmara aprovou seu afastamento do cargo por seis meses, prazo que venceria no próximo dia 13. Desde então, a cidade vem sendo administrada por Otávio Gomes.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com