Sábado, 18 de Novembro de 2017
Secretaria Municipal de Educação de Fernandópolis debate PAR
15/07/2017 as 07:50 | Fernandópolis | Da Redaçao
Encontro contou com a participação de diretores da educação infantil e diretores da educação fundamental
Mesmo em período de férias escolares, a Secretaria Municipal de Educação (SME) continua na ativa e propondo ações de melhorias para o setor.

Na quinta-feira, 13, a Secretaria reuniu profissionais em um dia de reuniões para a elaboração do modelo do Plano de Ações Articuladas (PAR) para ensino municipal de Fernandópolis.

A secretária Flavia Resende e a supervisora de Ensino, Márcia Cristina Fonseca Domiciano coordenaram o evento. No período da manhã, o encontro foi com os diretores responsáveis pela educação infantil, já a tarde com os diretores da educação fundamental.

Durante o encontro foi estabelecido um relatório autêntico da situação educacional do município, a partir deste diagnóstico serão desenvolvidas metas claras, ações e medidas que resultarão no ‘PAR’ de Fernandópolis.

“Precisamos elaborar um bom Plano de Metas, pois o FUNDEB está comprometido 100% com folha de pagamento, o município não possui recursos suficientes para realizar as melhorias necessárias nas unidades escolares, sendo assim, o Plano de Metas é hoje nossa única estratégia na busca de recursos para melhorar a educação municipal em Fernandópolis, explanou Flávia Resende.

“Com a iniciativa de debatermos e elaborarmos o ‘PAR’, colaboramos para que o MEC (Ministério da Educação) enxergue as necessidades de cada unidade, permitindo avanço e soluções nos problemas enfrentados atualmente”, salientou a supervisora Márcia.

O PAR

O Plano de Ações Articuladas para ensino municipal de Fernandópolis é uma ferramenta possível através do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, que coloca à disposição dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.

A iniciativa de elaboração democraticamente do PAR no município foi pioneira, tendo em vista que pela primeira vez uma equipe local debate para inserir informações juntamente com diretores de escola.

Desde 2007 a educação dos municípios conta com este novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais.

A partir da adesão ao Plano de Metas será possível elaborar um novo diagnóstico da situação educacional de Fernandópolis e conciliar o planejamento para uma nova etapa, com base no Ideb dos últimos anos.
MAIS LIDAS
ULTIMAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com