Terça, 19 de Setembro de 2017
Conferência debate melhorias nos serviços de Vigilância em Saúde
Evento contou com a participação de profissionais do setor de Saúde municipal
15/07/2017 as 07:50 | Valentim Gentil | Da Redaçao
Evento teve como objetivo levantar propostas para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e fortalecer os programas e ações em âmbito municipal
A Secretaria e o Conselho Municipal de Saúde de Valentim Gentil realizaram, na manhã desta sexta-feira, 14/07, no plenário de sessões “Gervásio Alves Pereira”, da Câmara de Vereadores, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, com o tema: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

O evento teve como objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de programas e ações em âmbito municipal.

Estiveram presentes o prefeito Adilson Segura e o presidente da Câmara, Rafael Nixon Pereira Marques, representando os demais vereadores. Também compareceram representantes do Conselho Municipal de Saúde, profissionais do setor e a comunidade em geral.

Durante pronunciamento, o prefeito Adilson Segura destacou os investimentos realizados pela Prefeitura na área de Saúde em 2017, que totalizam quase 25% da arrecadação municipal com recursos próprios.

Adilson também destacou as atividades de prevenção e combate a endemias como a dengue; a implantação de serviços de controle de zoonoses, dentre eles uma campanha de castração gratuita de animais de rua; ações na área ambiental, como a revitalização do antigo aterro sanitário; entre outras medidas que impactaram diretamente na saúde e na qualidade de vida da população.

Em seguida, a diretora de saúde Elaine Teixeira Barobosa Simonato leu o regimento interno da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, que foi aprovado pelos presentes.

O evento contou ainda com uma palestra da especialista em Saúde Pública, Silvia Aparecida Domingues Soares Gonçalves, onde foram apresentados e debatidos, em grupos de trabalho, os eixos que nortearam a Conferência Municipal, além da formulação de propostas e a eleição dos delegados para a Conferência Regional.

Vigilância em Saúde

Relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para a prevenção de doenças, a vigilância em saúde se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.
MAIS LIDAS
ULTIMAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestão de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com