Sexta, 19 de Abril de 2024

Que diacho é este COACHING ?

07/06/2017 as 10:40 | Fernandópolis | Da Redaçao
Para os pesquisadores e linguistas estudar a etimologia de uma palavra é muito rico. Línguas antigas como o grego e o latim tiveram seu apogeu na história das línguas e mais recentemente o francês teve também seu auge, sendo substituído pelo  inglês. Há quem diz que em um futuro próximo o mandarim poderá ser vista como o idioma universal.

 Na história e evolução da língua portuguesa, falada aqui no Brasil, tivemos inúmeras influências diretas de vários idiomas já mortos, daqueles que são de povos que imigraram para cá e também daqueles que já estavam aqui. Não podemos deixar de citar, o que chamamos de estrangeirismos - a incorporação de verbetes da língua inglesa ao nosso dia-a-dia com uma infinidade de termos. Isso trouxe muitas reclamações por parte de alguns puristas, porém temos que admitir que  com a globalização é quase impossível  evitar tal processo.

Falando sobre isso,vou direto ao ponto. Sim, a esta palavra que está no título do texto, que se torna cada vez mais conhecida e que vem trazendo muitas dúvidas do que é, de onde vem e para o que serve. Então vamos lá:  Coach, Coaching, coachees e coches, parece difícil, para alguns muito complicado até para se pronunciar -

coaching seria : "couting".

Para ilustrar a tamanha dificuldade do termo, vou citar um episódio que se passou comigo.

 Uma senhora me abordou na porta da Aescoaching aqui em Fernandópolis e me perguntou: - É aqui que corta cabelo? Eu disse: - Não!

E ela respondeu mais está escrito ali: "cortin". Neguei novamente e  mostrei-lhe onde era o salão de cabeleireiro ao lado.

A etimologia da palavra coach vem do inglês  antigo que corresponde a cocheiro em português, aquele que dirigia a carroça.

Além deste contexto, também foi usado para denominar tutores que eram contratados por famílias muito ricas, quando iam em longas viagens pela Europa. Eram servos que seguiam viagem no interior das carruagens, que liam em voz alta para as crianças o que elas tinham de aprender. Ainda seguindo a ideia de alguém que guia algo ou alguém, a palavra passou a ser usada, hoje em dia, para os treinadores de esportes, "soccer coach", "basketball coach" , "football coach" etc.

Com o sucesso deste método, vem acontecendo uma banalização do termo Coaching e me preocupo profundamente quando alguns não entendem como funciona e se aventuram a conduzir e influenciar vidas de forma neófita e irresponsável. Coaching não é psicologia e não substitui o psicólogo, quanto menos o psiquiatra. É um método com técnicas que são originários da Administração de empresas e RH, não substitui nenhum tratamento ou terapia devidamente conduzida por um profissional qualificado e habilitado para lidar com patologias.

Trabalho como Life Coaching há muitos anos, com aconselhamento e direcionamento de pessoas há 26 anos, posso dizer que já atendi centenas de pessoas e gosto de ajudar. Estar diante de alguém que está com a vida fora dos trilhos, motiva-me a auxiliá-la a lançar estes novamente ao lugar que devem estar.

Realmente não há uma chancela para o Coaching e muitas empresas querem trazer para elas o direito etc. Porém posso atestar que nenhum "coach" se forma como tal com cursos de um fim de semana. Somente o tempo, muita dedicação e humildade para aprender esta arte. Não existe mágica, existe trabalho e muita pesquisa para ajudar uma pessoa ou uma empresa no processo de reconstrução e reorganização.
MAIS LIDAS
É vedada a transcrição de qualquer material parcial ou integral sem autorização prévia da direção
Entre em contato com a gente: (17) 99715-7260 | sugestões de reportagem e departamento comercial: regiaonoroeste@hotmail.com